Connect with us
17 de Agosto de 2025

Política

Eduardo Bolsanaro afirma que missão do Senado aos EUA, integrada por Nelsinho e Tereza Cristina, está “fadada ao fracasso”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atacou nesta terça-feira (22) a comitiva de senadores que será enviada aos Estados Unidos para tentar impedir o tarifaço de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.

A comitiva, aprovada por unanimidade no Plenário do Senado, será liderada pela Comissão de Relações Exteriores e busca consolidar um grupo interparlamentar Brasil–Estados Unidos, com foco em diplomacia econômica, proteção de empregos e defesa da previsibilidade no comércio exterior. De Mato Grosso do Sul, além do senador Nelsinho Trad (PSD), que lidera a comitiva por ser o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, a senadora Tereza Cristina (PP), também integra a comitiva.

“Fadada ao Fracasso”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que a missão de senadores enviada ao EUA para tentar negociar a taxação de 50% imposta aos produtos brasileiros está “fadada ao fracasso” e que uma anistia “ampla, geral e irrestrita” seria a solução para retirar o tarifaço. A declaração foi feita nesta terça-feira, 22, por meio do X (antigo Twitter) do congressista.

“Trata-se de um gesto de desrespeito à clareza da carta do Presidente Donald Trump, que foi explícito ao apontar os caminhos que o Brasil deve percorrer”, afirma o parlamentar. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem pressionado o Congresso Nacional para conceder perdão aos condenados pela trama golpista — inclusive seu pai — para que a taxação seja removida.

Eduardo Bolsonaro enfatizou que não possui qualquer envolvimento com a articulação da comitiva.

“Reafirmo que não tenho qualquer vínculo com essa iniciativa parlamentar, fadada ao fracasso”, disse. Mesmo assim, ironizou: “Confesso até simpatizar com a ideia de que venham, não por acreditar que terão sucesso, mas porque poderão constatar que aquilo que eu e Paulo Figueiredo temos dito: não há sequer início de discussão sem anistia ampla, geral e irrestrita!”

A CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado marcou a data para enviar uma comitiva de parlamentares aos Estados Unidos. O acordo agora é que, apesar do recesso parlamentar, os senadores irão para Washington no dia 29 de julho. As agendas devem seguir até o dia 31, com reuniões entre senadores dos dois países, além de encontros com empresários locais.

Veja a Íntegra da Nota 

NOTA PÚBLICA

“Diante da formação de uma comitiva de senadores brasileiros que pretende vir aos Estados Unidos para tratar da Tarifa-Moraes imposta pelo presidente Trump, registro de forma categórica e inequívoca que tais parlamentares não falam em nome do Presidente Jair Bolsonaro .

Essa iniciativa me parece seguir o padrão de sempre: políticos que visam adiar o enfrentamento dos problemas reais, vendendo a falsa ideia de uma “vitória diplomática” enquanto ignoram o cerne da questão institucional brasileira. Trata-se de um gesto de desrespeito à clareza da carta do Presidente Trump, que foi explícito ao apontar os caminhos que o Brasil deve percorrer internamente para restaurar a normalidade democrática.

Buscar interlocução sem que o país tenha feito sequer o gesto mínimo de retomar suas liberdades fundamentais – como garantir liberdade de expressão e cessar perseguições políticas – é vazio de legitimidade. O constrangimento se agrava com a presença de senadores ligados ao partido de Lula, político que sistematicamente adota posturas hostis aos EUA. Reafirmo que não tenho qualquer vínculo com essa iniciativa parlamentar, fadada ao fracasso. Mas confesso até simpatizar com a idéia de que venham: não por acreditar que terão sucesso, mas porque poderão constatar que aquilo que eu e Paulo Figueiredo temos dito – não há sequer início de discussão sem anistia ampla, geral e irrestrita!

Que Deus abençoe o Brasil. Que Deus abençoe a América”.

Confira os integrantes da Missão:

Presidente: Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)

Integrantes:

 – Senadora Tereza Cristina (PP-MS)

 – Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)

 – Senador Jaques Wagner (PT-BA)

 – Senador Esperidião Amin (PP-SC)

 – Senador Rogério Carvalho (PT-SE)

 – Senador Fernando Farias (MDB-AL)

 – Senador Carlos Viana (Podemos-MG)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados