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29 de Setembro de 2024

Política

Em debate, Beto afirma que vai virar a página do descaso e enfrentar os problemas de Campo Grande

O candidato a prefeito de Campo Grande Beto Pereira (PSDB) destacou que quer “virar a página do descaso e enfrentar os problemas” de Campo Grande. Em suas considerações finais do debate do Midiamax, na noite desta segunda-feira (23), Ele ressaltou a necessidade de transformar Campo Grande em um município superavitário, com foco em investimentos e na prestação de serviços públicos de qualidade.

“Eu estou pronto, motivado, tenho certeza que o sentimento da população de Campo Grande é para que possamos virar essa página de descaso com a cidade, e a partir desse momento buscamos novamente sermos um município superavitário, um município que faz investimentos e que proporcione serviços de qualidade”, afirmou o candidato.

Entre as propostas destacadas, Beto Pereira prometeu asfaltar 300 km de ruas, recapear vias já pavimentadas e reformar a estrutura dos terminais de ônibus, atualmente localizados no meio das ruas.

O candidato também destacou a necessidade de realizar obras de infraestrutura que, segundo ele, são aguardadas pela população. Para enfrentar esses desafios, Beto defendeu a importância de uma gestão competente, com uma equipe capacitada e alianças estratégicas. “Precisamos enfrentar os problemas e ter um prefeito que lidere, que monte uma equipe que seja capaz e que tenha a condição de fazer as parcerias necessárias”, afirmou.

Pereira destacou o apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB) e da bancada federal, que serão aliados importantes para a execução de projetos e investimentos na capital sul-mato-grossense. “O governador Eduardo Riedel é um grande parceiro, temos a bancada federal que será parceria nos investimentos”, disse o candidato.

Confiante, Beto Pereira acredita no potencial de Campo Grande para se tornar um município próspero e de destaque no Mato Grosso do Sul. “Eu não tenho dúvida alguma que Campo Grande, pelo seu potencial, por tudo o que representa de liderança no estado de Mato Grosso do Sul, terá momentos de prosperidade”, concluiu.

Assistência social

Ele também crítica situação da assistência social na capital, que se destaca como um dos piores índices no ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Beto não hesitou em apontar problemas na gestão atual e apresentar suas propostas para reverter esse quadro.

“Para arrumar a bagunça que impera na prefeitura, nós temos que diminuir o número de comissões, acabar com a folha secreta e garantir que todas as áreas tenham acesso a recursos e investimentos. Vamos assegurar que a população de rua, que hoje precisa de ajuda, tenha a internação adequada e seja tratada com dignidade, não como invisível perante o poder público”, afirmou Beto, ressaltando a necessidade de uma gestão mais transparente e eficiente.

Durante sua fala, o candidato enfatizou que a assistência social deve ser uma prioridade na administração municipal e que, para isso, é essencial promover uma reestruturação profunda que possibilite recursos direcionados a quem mais precisa. Beto também destacou a importância de garantir um atendimento humanizado e eficaz às pessoas em envolvidas com álcool e drogas, propondo um olhar mais atento às demandas da população.

As declarações de Beto Pereira geraram debate e reflexão entre os concorrentes e o público presente, indicando um direcionamento claro de sua candidatura para a melhoria da qualidade de vida em Campo Grande, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades nas ruas da cidade.

Meio ambiente

Beto Pereira tem no meio ambiente um dos pontos mais caros de sua visão de futuro para Campo Grande. Ele considera que o crescimento econômico, vital para a capital do Mato Grosso do Sul, pode gerar emprego e renda aliado a sustentabilidade. O candidato assegurou que tem compromisso com o meio ambiente.

Em sua gestão, as Áreas de Proteção Ambientais (APA) que estão sob gestão da Prefeitura terão fiscalização intensificada, com aplicação rigorosa de multas para quem desrespeitar as regras. Campanhas educativas e parcerias com a Guarda Civil Metropolitana e o Corpo de Bombeiros também farão parte das medidas preventivas.

Outra preocupação de Beto é a manutenção e recuperação dos córregos da capital. A cidade possui córregos que deveriam ser símbolos de vida, mas muitos, como o Córrego Prosa, estão degradados e cheios de lixo, prejudicando a saúde pública e o meio ambiente. “Vamos limpar e revitalizar esses córregos, devolvendo à população áreas livres de poluição e com manutenção regular”, avisa o candidato.

Além disso, ele pretende olhar com atenção a proteção das nascentes e córregos para evitar sua destruição com o crescimento urbano. Para isso, vai investir nas ações previstas no programa “Córrego Limpo, Cidade Viva”, principalmente na ampliação dos pontos de monitoramento da qualidade da água dos mananciais, que hoje são apenas pouco mais de 80 para todos os cursos d’água da Capital. “Nosso objetivo é fazer Campo Grande crescer com responsabilidade ambiental, preservando os recursos naturais e ampliando os espaços verdes”, diz Beto.

Em sua gestão como prefeito de Campo Grande, Beto dará prioridade à revitalização, ampliação e manutenção de parques e praças, com um foco significativo na arborização urbana. “Vamos intensificar o plantio de árvores nativas em áreas públicas e nas margens de rios, o que ajudará a combater o aumento das temperaturas e a melhorar a qualidade do ar”, diz.

A arborização também será essencial para expandir as áreas verdes, trazendo mais sombra e conforto térmico para as ruas e avenidas da cidade. Além disso, ele pretende cuidar de perto as nascentes e cursos d’água, implantando projetos de recuperação e proteção em regiões degradadas. Para garantir o envolvimento da comunidade, ações de educação ambiental e campanhas de conscientização sobre a importância de preservar esses espaços serão implantadas em escolas e bairros.

Capital das Bikes

Beto quer transformar a Cidade Morena na “capital das bikes”. Para isso, ele propõe um plano ambicioso: modernizar e ampliar todo o sistema cicloviário da cidade. Atualmente, Campo Grande conta com um total de 105,5 km de ciclovias, sendo 85,5 km exclusivos para bicicletas e 18 km de ciclofaixas, além de 2 km de calçadas compartilhadas. No entanto, o estado de conservação deixa a desejar, com 46,5 km de sinalização precária e 5 km completamente sem sinalização. Para Beto, “mobilidade urbana tem que ser para todos. É bom para o trânsito, é bom para a saúde das pessoas, é bom para o meio ambiente”, diz.

O plano de governo de Beto Pereira inclui a expansão do sistema cicloviário para 146,1 km, além de promover uma revitalização que busca integrar melhor as ciclovias existentes e corrigir os principais problemas enfrentados pelos ciclistas. Entre as demandas mais urgentes estão a falta de sinalização adequada nas travessias, cruzamentos perigosos e o fim abrupto de diversas ciclovias em vias importantes, como as avenidas Duque de Caxias, Fábio Zahran e Cônsul Assaf Trad.

Outro ponto de atenção é a ausência de arborização em vários trechos. Das ciclovias existentes, 42,6 km não contam com árvores, tornando o trajeto mais árido e desconfortável, especialmente nos dias mais quentes. As avenidas Consul Assaf Trad, Lúdio Martins Coelho e Duque de Caxias estão entre as que mais sofrem com a baixa arborização, o que compromete o conforto e a segurança dos ciclistas. A iluminação também é uma preocupação: 24 km de ciclovias estão sem iluminação adequada, o que agrava a sensação de insegurança, especialmente em vias como a Av. Prefeito Lúdio Martins Coelho e a Av. Duque de Caxias.

Integração com o Transporte Público e Segurança

Além das melhorias estruturais, Beto também defende a ampliação da integração das ciclovias com o transporte público, um dos grandes desafios da mobilidade urbana sustentável. Atualmente, apenas três terminais de ônibus possuem bicicletários, e apenas o terminal Guaicurus oferece conexão direta com a malha cicloviária. Para o candidato, essa integração é fundamental para que as bikes sejam uma opção real de transporte para todos os campo-grandenses.

Entre os problemas mais apontados pelos ciclistas estão o desrespeito no trânsito (25%), a falta de ciclovias (24%) e a falta de segurança pública (15%). “Por isso a importância de políticas que estimulem a convivência pacífica entre ciclistas e motoristas, além de ampliar a infraestrutura para garantir mais segurança”, afirma o candidato.

Transporte público de Campo Grande é caro, demorado e ruim

O transporte público é um dos piores serviços que a Prefeitura de Campo Grande oferece ao contribuinte. Milhares de pessoas passam todos os dias por pontos deteriorados, atrasos, superlotação, e, muitas vezes, ônibus sujos e mal cuidados.
“O transporte público de Campo Grande é caro, demorado e ruim. A gente pode até reclamar da concessionária, mas a Prefeitura também tem sua responsabilidade neste processo”, disse Beto Pereira.

Um dos motivos para o aumento da passagem de ônibus em Campo Grande é que a capital tem quase 50 km de ruas sem asfalto, com onde trafegam as linhas. “Eu vou ser prefeito e vou mudar essa realidade”, avisa o candidato.

Ele afirma que, a depender dele, Campo Grande terá um transporte público moderno, eficiente e sustentável. “Nossa ideia é implantar uma Frota Verde, com alguns ônibus elétricos e outros movidos a biocombustível. Isso representa economia para os cofres públicos, conforto para os passageiros, menos agressão ao meio ambiente e saúde para as pessoas”. Beto diz ainda que se o Consórcio Guaicurus não cumprir o que for pactuado, vai romper o contrato.

Beto Pereira é candidato à Prefeitura de Campo Grande pela coligação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS. Ele tem como vice a Coronel Neidy.

 

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