Cotidiano
Em Encontro da Rede Global ICLEI, MS defende “olhar de modernidade” para questões ambientais durante a COP30

O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, disse que Mato Grosso do Sul vai defender na COP30 – a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que acontece em novembro, em Belém (PA) – um “olhar de modernidade” para as questões ambientais que tragam resultados mais efetivos e construam consensos e mudanças duradouras, conforme os objetivos expressos pelos participantes do evento.
“Percebemos que essa política de comando e controle não é suficiente. Pelo contrário. É reativa, olha o dano depois que aconteceu. Devemos atuar na mudança de comportamento da sociedade. Ter um olhar de modernidade. Mato Grosso do Sul teve a capacidade de incorporar essa mentalidade e manifestar em ações concretas que chamam a sociedade para ser parceira nessa missão. Esse é o desafio e essa é a pauta que vamos levar à COP30”, disse Falcette, durante a abertura do 1° Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, que acontece entre esta quarta-feira (22) e sexta-feira (24), no auditório da Faculdade Senai da Construção, em Campo Grande.
O evento reúne líderes locais, autoridades subnacionais, especialistas internacionais, representantes da academia, do setor privado e organismos de cooperação, com o objetivo de avançar na ação climática, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Além de Falcette, participaram da cerimônia de abertura o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) de Campo Grande, Ademar Silva Junior; o secretário executivo do Iclei para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues; a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Vivina Dias Sol Queiroz; e o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten.
O ICLEI (Sigla para a descrição Governos Locais pela Sustentabilidade) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O Governo de Mato Grosso do Sul é o principal associado do Iclei na Região Centro-Oeste, conforme afirmou o próprio secretário executivo da Rede, Rodrigo Perpétuo. Segundo ele, o esforço atual é sincronizar e integrar as agendas de biodiversidade, clima e espécies migratórias, assuntos paralelos que se encontrarão na COP30 e o Iclei quer que haja uma sintonia nessas discussões.
O evento
O 1° Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil se desenvolve com palestras, debates e painéis nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23), sempre na Faculdade Senai de Construção, localizada na esquina da Avenida Rachid Neder com a Rua Caxias do Sul, bairro Cruzeiro, em Campo Grande. Na sexta-feira (24) está prevista uma visita técnica que deve acontecer no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ou no Bioparque Pantanal.