A missão internacional promovida pelo Sebrae/MS, que levou 16 empresárias sul-mato-grossenses para Portugal, permitiu que elas conhecem de perto como o país estrutura e apoia negócios locais e internacionais. Entre os dias 11 e 17 de outubro, o grupo participou de visitas a instituições que conectam marcas brasileiras ao mercado europeu, hubs de promoção comercial e espaços voltados à exportação, observando caminhos possíveis para expandir empreendimentos e construir relações estratégicas para o futuro. Toda essa programação foi organizada junto ao Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, rede internacional que conecta empresárias de países lusófonos.
Para Zanir Furtado, idealizadora de uma marca de bolsas de luxo com fábrica em Rio Negro (MS), a experiência ampliou a visão sobre as possibilidades de internacionalização. “Eu estou muito empolgada com essa missão. Eu já tinha um conhecimento prévio das oportunidades daqui, mas estar em Portugal com uma agenda planejada para nos trazer clareza abriu um horizonte de possibilidades. Conseguimos entender com precisão onde podemos estar, quais são os processos e, principalmente, como acessar as conexões certas”, afirma.
Zanir é uma das empresárias que apresentou seus produtos, no dia 16 de outubro, em um espaço voltado para apoiar marcas brasileiras: a Casa Brasiliana. Localizada no complexo cultural World of Wine (WOW), em Porto, o ambiente é um hub de promoção e exportação de produtos brasileiros na Europa, atuando como uma ponte para negócios e divulgação de marcas, cooperativas, artesãos e artistas brasileiros. Há no local um núcleo de negócios e um showroom permanente de produtos aptos à exportação, como moda, gastronomia, cachaças, cacau e artesanato, e adequados aos mercados-alvo, facilitando o acesso a potenciais compradores.

Além de servir como ponto de exposição, a Casa Brasiliana promove eventos de negócios, rodadas comerciais e desfiles, atraindo compradores de toda a Europa. Para Zanir, a localização do espaço é estratégica. “Nesse ponto do Porto, que é uma região incrível de Portugal, está exatamente o público que atendemos. Eu tenho certeza de que estaremos presentes com nossos produtos na Casa Brasiliana”, complementa.
A região do Porto, onde está a Casa Brasiliana, é conhecida por ser uma das principais zonas industriais e comerciais do país, oferecendo uma localização estratégica para os negócios. De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, conectar empresárias do Mato Grosso do Sul a esse ecossistema é essencial para ampliar a presença internacional dos pequenos negócios brasileiros.
“Na Casa Brasiliana, todas as nossas empresárias puderam mostrar produtos e aprender qual é o caminho para expor nesse importante espaço de integração entre Brasil e Portugal. Portugal é a porta de entrada do mercado europeu, e conectar os pequenos negócios comandados por mulheres a esses grandes players mundiais é o nosso objetivo”, ressalta Amarilha.
Conexão entre mulheres é estratégica para negócios
A Missão Internacional para Mulheres em Portugal é uma iniciativa do Sebrae/MS que já realizou outras edições com foco na geração de negócios para empresárias. Nesta edição, contou com o apoio do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, rede voltada ao fortalecimento de relações comerciais entre empreendedoras de países lusófonos. O objetivo é transformar networking em oportunidades reais de mercado.
“Considero de extrema importância as parcerias com instituições, em nível global, que tenham por pressupostos o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres”, afirma a presidente da entidade, Rijarda Aristóteles.
Além das ações de mercado, a missão promoveu momentos de aprendizagem e troca de experiências. “Uma das estratégias do Clube para que as empreendedoras pudessem retirar o máximo da cultura empresarial de Portugal foi oportunizar encontros por meio do evento ‘Conecte-se Negócios’. Em Lisboa, reunimos empresárias e empresários para responder sobre os grandes desafios e oportunidades do empreender na Europa. Já no Porto, fizemos outro evento nesse formato com empresárias locais, com foco na apresentação de produtos, networking e parcerias. O resultado foi bastante rico”, avalia Rijarda.
Em Lisboa, na Casa Brasil – plataforma de promoção do Brasil organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) –, o Conecte-se contou com a apresentação do estudo de caso “Internacionalização na prática”.
Na ocasião, a empresária sul-mato-grossense Amauri Raizer apresentou a empresa MADAM, marca que nasceu a partir da descoberta de pedras naturais em sua propriedade rural em Miranda (MS). Essa matéria-prima dá origem a acessórios, itens de decoração e artigos de luxo hoje comercializados em Campo Grande, Bonito e no e-commerce.

“Foi uma experiência inédita e muito positiva. Meus produtos foram muito apreciados e bem aceitos na Europa, especialmente as peças orgânicas e artesanais, que têm grande valorização por lá”, compartilhou a empresária.
Ela ressalta que já possuía presença no mercado europeu, mas ainda tímida. Com a missão, espera ampliar essa atuação. “Tenho grande interesse em expandir meus produtos na Europa, e essa missão foi uma verdadeira porta de entrada para esse mercado. Vejo minha empresa como potencial fornecedora de produtos em diversos ambientes europeus. Com futuras parcerias, podemos oferecer itens que ainda não existem naquele mercado, valorizados e com alto potencial de aceitação”, acredita.
Os aprendizados já inspiram outras empresárias da delegação. Dayana Bizi, proprietária da marca Bizi Água de Coco, que tem operações em Campo Grande (MS) e outras regiões do Brasil, decidiu participar da missão pelo desejo de conhecer o mercado europeu e entender como funcionam suas dinâmicas e oportunidades. “As reuniões e encontros superaram nossas expectativas. Temos aprendido muito sobre planejamento, validação e alinhamento dos produtos às exigências do mercado europeu”, pontua.
Segundo a empresária, o processo de internacionalização vai muito além de vender um produto fora do país. “É um processo de aprendizado, de entender o mercado e construir relações sólidas para que a expansão aconteça de forma segura e sustentável. Percebemos que há um mercado promissor, mas que exige etapas bem definidas: planejamento, validação e suporte técnico. E é justamente aí que o Sebrae faz a diferença, oferecendo o apoio necessário para que o sonho da internacionalização se torne possível” completa.
De volta ao Brasil, o grupo traz na bagagem novas ideias, contatos e aprendizados que devem se desdobrar em parcerias e oportunidades. Para o Sebrae/MS, a missão reforça o compromisso de conectar as empreendedoras sul-mato-grossenses ao mercado global, mostrando que a expansão internacional pode ser um caminho viável.