Connect with us
23 de Novembro de 2024

agronegócio

Embrapa e Cirad assinam Carta de Intenções para pesquisas sobre a doença da mandioca

A Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) assinaram, na última sexta-feira, 6/9, uma Carta de Intenções para cooperação nas ações de pesquisa sobre o fungo patogênico Ceratobasidium theobroma, causador da doença vassoura de bruxa da mandioca.

Também serão reforçadas ações de métodos agroecológicos de gestão e controle da doença, por meio de projetos conjuntos de cooperação.  O fungo Ceratobasidium theobroma, identificado recentemente, está causando danos de grande proporção na produção de mandioca no Estado do Amapá, e afetando em especial os sistemas alimentares dos povos originários de Oiapoque, município amapaense localizado na fronteira com a Guiana Francesa.

O documento, assinado por Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá, e pela pesquisadora Margaux Llamas, do Cirad, detalha que, para combater esse fungo de forma eficaz e coordenada na região, são necessárias pesquisas para entender os fatores que causam sua disseminação, as práticas que podem ser usadas para limitar sua disseminação e impacto e a vulnerabilidade das plantas cultivadas a esse fungo.

Serão realizadas ações para elucidar aspectos epidemiológicos da doença no Brasil e na Guiana Francesa, testes de patogenicidade no Brasil, prospecção de possíveis hospedeiros alternativos do patógeno Ceratobasidium theobromae (Rhizoctonia theobromae); uso de boas práticas de manejo das roças de mandioca e, diversificação de culturas visando a segurança alimentar.

A Carta de Intenções é um encaminhamento da rodada de reuniões realizadas nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, na sede da Embrapa Amapá, na qual Embrapa e Cirad discutiram uma proposta de ações conjuntas. Participaram de forma presencial a equipe da Embrapa e do Cirad, e de forma remota Samuel Telhado, assessor da Diretoria de Pesquisa e Inovação; Susana Lena Lins de Gois, Paulo Roberto Galerani e Cesar Behling Miranda, da Assessoria de Relações Internacionais; Saulo Alves Santos de Oliveira e Helton Fleck da Silveira, da Embrapa Mandioca e Fruticultura; e Hermínio Souza da Rocha, da Pesca e Aquicultura.

O Cirad é uma instituição de pesquisa agronômica do Governo Francês. Está presente em todos os continentes, em cerca de cinquenta países, e na Guiana Francesa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados