Colunas
Embratur promove Pantanal brasileiro em campanha global inédita com a National Geographic

O projeto convida o mundo a vivenciar um safári para os sentidos no bioma, um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, como um produto único e integrado.
Com o objetivo de colocar o Pantanal brasileiro em evidência, a Embratur fará uma campanha fotográfica e de narrativa com a National Geographic CreativeWorks. O objetivo da Agência é reforçar o produto de safári no Brasil e oferecer experiências realistas, em que os participantes possam explorar, por meio dos cinco sentidos, um safári no bioma, que é Patrimônio Natural Mundial da UNESCO. A campanha conta, ainda, com o apoio das Secretarias Estaduais de Turismo do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e dos Sebraes Nacional e dos dois estados.
Na experiência, o Pantanal brasileiro assume o protagonismo em uma jornada inédita. Um dos mais prestigiados veículos de mídia e narrativa do mundo sobre natureza e viagens, a National Geographic CreativeWorks foi contratada pela Agência para embarcar em uma missão de capturar a riqueza natural e cultural do Pantanal Norte e Sul.
Intitulado “Safári para os Sentidos”, o projeto convida viajantes de todo o mundo a mergulharem na experiência sensorial do Pantanal. O renomado fotógrafo de vida selvagem da National Geographic, Filipe DeAndrade, percorrerá paisagens intocadas, rios sinuosos, planícies alagadas e fazendas históricas para criar conteúdo visual e audiovisual inspirador. Este material será publicado nas plataformas de mídia da National Geographic, posicionando o Brasil como um destino de natureza inigualável e experiências autênticas.

“O Pantanal oferece uma experiência sensorial única, onde natureza e cultura se entrelaçam como em poucos lugares na Terra. Esta colaboração inédita com a National Geographic CreativeWorks mostrará ao mundo um dos maiores tesouros do Brasil, fortalecendo a imagem do nosso país como um destino de natureza, cultura e sustentabilidade. O Pantanal é um Patrimônio da Humanidade — temos a missão de protegê-lo e compartilhá-lo. Nosso objetivo é posicionar o produto pantanal no mercado internacional para atrairmos mais turistas que queiram explorar nossa fauna e flora de maneira responsável, esse projeto irá inspirar viagens com propósito, evocar conexões emocionais com a beleza selvagem da região e fomentar a valorização da preservação do que temos de mais precioso”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Por meio do ‘Safári para os Sentidos’, esta campanha destacará as maravilhas naturais do Brasil de uma forma que ressoa profundamente com nosso público global”, disse Nadine Heggie, Vice-Presidente de Parcerias de Mídia da National Geographic. “Estamos entusiasmados em colaborar com a Embratur para destacar um dos ecossistemas mais notáveis do mundo através da lente da narrativa e da fotografia imersiva.”

A colaboração com a National Geographic CreativeWorks e o acesso às plataformas de mídia da National Geographic e seus públicos é um movimento estratégico alinhado ao objetivo da Embratur de posicionar o Brasil como um líder global em turismo sustentável e de experiência. Para a realização do projeto, a Embratur firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“O Mato Grosso do Sul está muito feliz em fazer parte desta campanha. É a oportunidade de mostrar ao mundo o bioma mais diverso do planeta, que tem mais de 80% de sua área total conservada. O Pantanal é um lugar maravilhoso para a prática da observação de aves, para a vida selvagem e para uma imersão na cultura pantaneira. Temos certeza de que isso vai fortalecer nossa imagem, nosso posicionamento e, com certeza, nos ajudar a aumentar o fluxo de um turismo qualificado, colocando o nome do Pantanal cada vez mais em evidência no cenário internacional”, salientou o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling.

… O ministro Gilmar Mendes (STF), o ministro Ives Gandra Martins Filho (TST), o procurador-geral da República Paulo Gonet, e a senadora Tereza Cristina são alguns dos nomes confirmados no Seminário Econômico LIDE, que acontece no próximo dia 27 de agosto, quarta-feira, das 8h às 12h, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento aborda o “O Futuro do Trabalho e os Novos Modelos Regulatórios”.
… Hoje dia 21 de agosto, o Parque Ibirapuera, um dos principais símbolos de São Paulo e cartão-postal reconhecido em todo o Brasil, celebra 71 anos de história. Inaugurado em 1954 e atualmente sob gestão da concessionária Urbia, o espaço vive um ciclo de modernização e expansão de serviços, reafirmando sua posição como um dos mais visitados da América Latina e como patrimônio cultural e ambiental que integra natureza, arte, esporte e lazer em um só lugar.
… Desde sua inauguração, em 1954, o “Ibira” se consolidou como ponto de encontro democrático, que abriga ícones arquitetônicos de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx. O parque é palco de grandes eventos, como a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e a SP Fashion Week, além de receber shows, festivais e exposições de relevância nacional e internacional. Valorizando essa história, no último ano, entre agosto de 2024 e julho de 2025, a Urbia entregou um amplo pacote de melhorias que aprimoram a experiência do visitante.

… Entre as novidades, destaca-se a chegada do Inter Café, primeira unidade da marca em São Paulo, localizada no Portão 5. O espaço, aberto para clientes e não clientes, oferece cardápio variado e comodidades como empréstimo gratuito de cadeiras, ombrelones e puffs infláveis aos fins de semana, além de ativações com diferentes marcas. Com projeto da Greco Design e parceria gastronômica com a premiada sorveteria Frida&Mina, o café traz conveniência, conforto e interação com a natureza, funcionando diariamente das 6h às 22h.
… Na área gastronômica, foram inaugurados os restaurantes Bottega Bernaca e o Fazenda Churrascada. A mobilidade e o acesso também foram ampliados com a revitalização das portarias e do estacionamento do Portão 7, próximo à Serraria; novos sanitários na região; um novo Hub Multiuso para eventos, um ponto de Serviço ao Visitante no Portão 7 em parceria com o Nubank e uma Loja de Souvenirs.