Para impulsionar conexões e gerar novas oportunidades, o Sebrae/MS promoveu uma rodada de negócios voltada exclusivamente a mulheres empreendedoras, em Dourados. O encontro reuniu cerca de 50 participantes e movimentou a economia regional, com expectativa de negócios superior a R$ 500 mil. A ação foi realizada no Escritório Regional do Sebrae/MS e atraiu empresárias de Dourados, Maracaju, Itaporã, Ivinhema, Fátima do Sul, Deodápolis, Batayporã e Campo Grande.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Paula Shimonishi, o evento foi planejado para criar um ambiente de conexão entre empresárias e empresas compradoras. Segundo Paula, o final do ano é um momento estratégico para o fortalecimento das redes de contato e a formalização de novas parcerias. “A rodada foi uma oportunidade de ampliar o alcance dessas empreendedoras, apresentar os negócios a novos públicos e prospectar clientes. O destaque desta edição é o protagonismo feminino, fortalecendo o empreendedorismo das mulheres da Grande Dourados”, explicou.
Para a analista técnica do Sebrae, Paula Shimonishi, a rodada permite a apresentação dos negócios a novos públicos e prospecção de clientesA maioria das participantes integra dois programas: “Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso”, iniciativa voltada à capacitação e fortalecimento das habilidades empreendedoras e suporte à gestão do negócio; e programa Move+, que oferece consultorias para aumento de competitividade e conquista de novos mercados.
Entre as empreendedoras participantes, a artesã Luciana M. Kaninoski, de Maracaju, proprietária da Boutique das Artes e Chimarrão, viu na rodada uma chance de expandir sua marca. Ela participa do programa Move+ e buscava visibilidade em Dourados, com objetivo de conquistar espaço no mercado local. “Já participei de rodadas em Campo Grande, Bonito e Maracaju, e fechei negócios a partir desses encontros. Dourados é um mercado que quero explorar e começar a atender, participando de feiras e eventos como este. Meu trabalho tem um propósito sustentável, os brindes corporativos são feitos com descarte de tapeçaria, valorizando o upcycling, que dá nova vida ao que seria descartado por outras empresas.”
Outra participante foi a comunicadora Lenita Stocco, que atua com assessoria de comunicação e branding para pequenos negócios. Ela mudou-se de Campinas (SP) para Dourados há dois anos e faz parte da turma 2025 do Sebrae Delas. Lenita ressaltou que a rodada foi uma oportunidade de fortalecer o networking local. “Depois de mais de 15 anos trabalhando em grandes empresas, decidi abrir meu próprio negócio para atender pequenas e médias empresas com uma comunicação 360 graus. Toda empresa precisa de comunicação, e participar de eventos como este amplia muito as conexões profissionais”, afirmou.
Há dois anos em Dourados, a comunicadora Lenita Stocco considerou enxergou na rodada uma oportunidade de fortalecer o networking localA rodada de negócios reforçou o compromisso do Sebrae/MS com o fortalecimento das empreendedoras locais, estimulando o protagonismo feminino e a geração de renda. Além de prospectar negócios, o encontro consolidou o papel da colaboração como pilar do crescimento econômico das mulheres em Mato Grosso do Sul.

