Reconhecer e homenagear o empreendedorismo feminino foi o objetivo da Cerimônia Estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizada na tarde desta quarta-feira (27), em Campo Grande. O evento aconteceu na sede do Sebrae/MS e reuniu finalistas e autoridades para a premiação de 12 empreendedoras nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI) e Ciência e Tecnologia, entre as 108 inscrições registradas nesta edição.
A cerimônia, realizada em parceria com o Instituto MS Competitivo, contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto. A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, celebra a realização da 21ª edição do Prêmio e ressalta que a iniciativa cumpre um papel social fundamental ao valorizar o protagonismo feminino no empreendedorismo.
“Colocamos em evidência o trabalho, a coragem e a valentia dessas mulheres que ousaram transformar seus sonhos em realidade. Esse Prêmio traz à luz a capacidade de cada uma em garantir sua autonomia financeira, gerar renda e inspirar outras mulheres. O empreendedorismo feminino é um mecanismo vivo, e o Sebrae/MS apoia esse movimento por meio de capacitação, construção de oportunidades e acesso a mercados”, afirmou a diretora-técnica.
Para a secretária executiva do MS Competitivo, Thuza Paim, as histórias das participantes são uma fonte de estímulo para outras mulheres e revelam o compromisso das empreendedoras em gerar impacto positivo na sociedade. “Essas mulheres dão uma aula de vida, de perseverança, de fé e de gestão. Em todas as entrevistas que realizamos, o ponto em comum foi o desejo de incentivar outras mulheres e, para mim, o que fica é que o impossível é realmente uma questão de ponto de vista”, ressaltou.
Diretora Técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha
A conselheira do Sebrae/MS e diretora de operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Cristiane Bissoni, também prestigiou o evento. “Esse prêmio é um reconhecimento para as mulheres que fomentam o empreendedorismo feminino dentro do nosso estado, empreendedoras que geram impacto na comunidade e inspiram outras a acreditarem no seu potencial. O empreendedorismo é uma ferramenta poderosa de transformação social, pois promove a autonomia financeira e fortalece a independência feminina, permitindo que mais mulheres assumam o protagonismo de suas próprias histórias”, pontuou.
O PSMN faz parte do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, e tem como missão valorizar e incentivar mulheres empreendedoras em todo o país. Mais do que premiar trajetórias de sucesso, a iniciativa busca fortalecer a construção da rede de mulheres empreendedoras, promovendo visibilidade aos negócios, compartilhamento de experiências e inspiração para novas líderes no cenário empreendedor.
Durante a cerimônia, as finalistas receberam troféus Ouro, Prata e Bronze, com destaque para as vencedoras de cada categoria, que representarão Mato Grosso do Sul na etapa regional do PSMN, concorrendo com empreendedoras de outros estados da região Centro-Oeste. Desde 2004, o Prêmio já contou com mais de 100 mil participantes em todo o país, reconhecendo mais de 200 mulheres por trajetórias que inspiram novas empreendedoras a investirem em seus projetos e fortalecerem sua presença no mercado.
Vencedoras – Etapa Estadual 2025
Pequenos Negócios
1º lugar: Maria Iolanda da Silva Gonzaga Bueno
2º lugar: Carolina Silva Pedrollo
3º lugar: Gislayne Lopes Fonseca
Produtora Rural
1º lugar: Aucleia Nunes de Souza
2º lugar: Thays da Silva Felicio
3º lugar: Wanderleia Fátima de Mattos Santussi
Microempreendedora Individual
1º lugar: Marla Taina da Rocha Paulo
2º lugar: Carla Nivia dos Santos Ortiz Apadoni
3º lugar: Luciana de Lima Machado Kaninoski
Ciência e Tecnologia
1º lugar: Alinne Pereira de Castro
2º lugar: Denise Silva
3º lugar: Emilia Alvarenga Freitas Inocencio