Após o sucesso da 1ª missão internacional do Sebrae/MS voltada a mulheres empresárias, realizada em 2024 no Chile, uma nova iniciativa ganha forma em 2025. Nesta terça-feira (3), um grupo de empreendedoras sul-mato-grossenses embarcou para o Paraguai em busca de conexões com novos mercados, oportunidades de negócios e maior inserção na Rota Bioceânica – corredor rodoviário que ligará o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina.
A missão reúne 10 empresárias de diferentes setores, como alimentação, educação, vestuário, beleza, artesanato e serviços advocatícios, que seguirão para Assunção e Ciudad del Este. A programação inclui agendas institucionais, visitas técnicas ao comércio local e a plantas industriais, além de rodadas de negócios com compradores paraguaios interessados em produtos e serviços brasileiros.
A escolha pelo Paraguai está alinhada à estratégia do Sebrae/MS de apoiar pequenos negócios no aproveitamento das oportunidades que emergem com a Rota Bioceânica. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a ação representa uma oportunidade concreta para que empresárias do estado conheçam novos mercados e se posicionem no cenário internacional.

“É uma experiência transformadora. As empresárias saem do ambiente conhecido para mostrar seus produtos, entender hábitos de consumo e criar oportunidades. Nosso objetivo é que as mulheres de negócios de Mato Grosso do Sul dominem a Rota Bioceânica e explorem ao máximo o potencial dessa integração”, destaca Amarilha.
Preparação como diferencial
Antes do embarque, as empresárias participaram da Jornada Global, iniciativa do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. Em 2025, elas receberam capacitações sobre exportação e importação, precificação e técnicas de negociação, entre outros conteúdos.
Uma das últimas etapas foi a simulação de rodada de negócios, realizada em 19 de agosto na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande. Para a consultora de negócios internacionais do Sebrae/MS, Andrea Afif, a experiência trouxe mais confiança às participantes.
“Esse treinamento prepara as empresárias para negociar em diferentes contextos, especialmente no mercado internacional. Muitas vezes elas se sentem inseguras, pois esse ambiente foi historicamente masculinizado. O exercício ajuda a compreender a dinâmica da negociação e a fortalecer a postura delas diante de compradores estrangeiros”, explica.

Entre os conteúdos abordados, estavam desde noções de diversidade cultural, essenciais em negociações internacionais, até aspectos técnicos como o conceito de preço EXW (ex-works) – que inclui apenas o valor do produto na fábrica, sem custos adicionais de transporte, seguros ou impostos.
Experiência que gera resultados
A Jornada Global foi lançada em 2024 como projeto-piloto de internacionalização. No ano passado, uma delegação de empresárias de Mato Grosso do Sul participou da primeira missão internacional exclusiva para mulheres, realizada no Chile, que resultou em mais de R$ 880 mil em prospecções de negócios.
Na avaliação de quem participou da missão, a iniciativa promoveu um fortalecimento do empreendedorismo feminino. “Todas as empresárias fizeram negócios. A missão superou as expectativas das participantes em relação à receptividade, programação de alto impacto, organização e resultados significativos na rodada de negócios”, comenta a gestora do programa Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca.