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21 de Junho de 2025

Empreendedorismo

Empresários se reinventam para manter as vendas com a chegada do inverno

Negócios de moda e sobremesas geladas precisam mudar as estratégias de venda para manter clientes durante a estação mais gelada do ano.

O inverno começa oficialmente no país nesta sexta-feira, 20 de junho, embora alguns estados, como Mato Grosso do Sul, já tenham registrado temperaturas mais baixas neste ano. Diante disso, os empresários sul-mato-grossenses precisam preparar seus negócios e vitrines para atrair o público durante os dias de frio. Embora a estação não seja marcada por temperaturas rigorosas e constantes, os períodos mais gelados podem representar um desafio para alguns setores, como moda e de sobremesas geladas.

Esse é o caso de Paulo Henrique de Souza, sócio-proprietário da Piú Bello Gelateria, fundada em 2023. Segundo ele, o inverno é um período desafiador, já que a procura por sobremesas como gelatos e sorvetes costuma cair. Paulo avalia que esse comportamento está muito ligado à cultura local, pois, em outros países, o frio não é um obstáculo para o consumo desses produtos.

Apesar dos desafios, a paixão de Paulo e de seus sócios, seu companheiro e a sogra, pelo gelato os fizeram sempre buscar fazer a diferença na empresa. A solução encontrada para driblar a queda nas vendas durante o inverno foi ampliar o cardápio, incluindo também bebidas quentes. “Nós percebemos que não é cultural do campo-grandense sair para sorveterias no inverno, então estamos com alguns patrocinados direcionados às nossas bebidas quentes, como cafés e cappuccinos”, explica o proprietário.

Adicionar bebidas quentes ao cardápio foi a solução encontrada para se diferenciar e manter o ritmo de vendas em dias de baixas temperaturas

Mas esse não é um desafio enfrentado apenas pela Piú Bello Gelateria. A Casa do Açaí, também em Campo Grande, precisou adaptar a forma de atuação para enfrentar os meses de inverno. Desde 2016, ano em que fundou a açaiteria, a empresária Talita Faria Ferreira percebeu que seria necessário diversificar o cardápio para manter o ritmo de vendas durante os períodos de temperaturas mais baixas.

A empresária explica que uma das maiores dificuldades da estação é a oscilação entre dias de frio e calor e, de acordo com ela, quando as vendas de açaí entravam em um bom ritmo, os dias de baixas temperaturas voltavam. E para lidar com essas oscilações foi preciso ampliar o cardápio mais uma vez. “No começo adicionamos quatro sabores de caldo no cardápio, agora são oito. E hoje, após nove anos e pensando nesse período do inverno, nós fazemos também batatas recheadas, que e também oferecemos oito sabores além de batata frita”, diz a proprietária da Casa do Açaí.

Moda: Inverno movimenta vitrines e estratégias

Empresários do ramo da moda também precisam se adaptar para conseguir atender os clientes durante o inverno. A Closet da Rô, loja campo-grandense especializada em roupas femininas, foi criada pela empresária Rochanne Rodrigues há seis meses, e passa pelo primeiro inverno. A estratégia encontrada foi, além de realizar a mudança do estoque e das peças na vitrine, mostrar para os clientes como utilizar as peças. “Agora eu estou investindo muito nas redes sociais, onde eu mostro diferentes maneiras de usar as peças invernais. E criei também combos especiais com descontos para fomentar as compras nessa época”, disse.

Para a empresária, o esforço começou a dar retorno. “As vendas seguem em um bom ritmo, porque o inverno é uma estação em que, para muitas clientes, o guarda-roupas precisa ser renovado. O interesse é principalmente em peças como blusas, calças e casacos”, conta Rochanne Rodrigues.

As peças mais procuradas pelos clientes na Closet da Rô são blusas, calças e casacos

Outras estratégias também podem ser tomadas pelos empresários para conseguir manter as vendas, como é o caso da proprietária da loja de roupas Pappagalleto, Rosimeire Nogueira a Silva. Apesar de trabalhar sozinha, ela conseguiu manter a sua clientela focando na produção de autoral. “Trocar a coleção não é um problema, já que eu crio peças atemporais ao longo do ano. Por usar a minha própria modelagem, já tenho os modelos e preciso apenas mudar detalhes nas peças que são exclusivas”, disse a proprietária.

Trabalhar apenas com peças atemporais possibilitou que Rosimeire Nogueira da Silva não se preocupasse com a mudança da estação

Planejar para continuar

O analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, destaca que se preparar para os períodos sazonais – como as estações do ano e datas comemorativas – é fundamental para enfrentar as mudanças no comportamento de consumo. “Não dá para fugir do planejamento. É preciso preparar o negócio para cada época. Além disso, as redes sociais se tornam uma ferramenta essencial para atrair clientes e impulsionar as vendas nesse período”, orienta.

“Além de manter sempre os produtos e serviços alinhados com a estação, também é fundamental caprichar na vitrine e investir no acolhimento ao cliente”, complementa o analista.

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