Connect with us
19 de Agosto de 2025

Política

Ex-governador Reinaldo Azambuja vai se filiar ao PL e formar uma frente ampla para chegar ao Senado

Foto reprodução redes sociais

O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou que irá se filiar ao Partido Liberal (PL) e já iniciou a transição para assumir o comando da sigla em Mato Grosso do Sul. A filiação está prevista para ocorrer no dia 15 de agosto.

Reinaldo permaneceu quase  30 anos no PSDB, partido pelo qual venceu eleições e é o atual presidente estadual. Atualmente, o PL estadual é presidido por Tenente Portela, que já está passando o controle a Reinaldo.

O ex-governador vai disputar uma vaga no Senado e formar chapa com o atual governador Eduardo Riedel, que nesta terça-feira assina em Brasília a ficha de filiação ao Progressistas (PP).

A trajetória de Azambuja rumo ao PL

Depois de quase 30 anos no PSDB, partido pelo qual construiu e consolidou sua trajetória política, Reinaldo Azambuja caminhou para uma mudança estratégica — sua filiação ao Partido Liberal (PL) está prevista para setembro de 2025

O processo de transição

A movimentação política para essa ida ao PL começou entre meados de julho de 2025, quando Azambuja se encontrou com lideranças nacionais da sigla — o presidente Valdemar Costa Neto e o senador Rogério Marinho — em Brasília. Na ocasião, ele deixou claro que sua transferência seria pautada pela ideia de “somar e multiplicar”, priorizando o fortalecimento da legenda sem enfraquecer o PSDB.

Além disso, esse movimento tem uma clara motivação eleitoral: fortalecer o PL em Mato Grosso do Sul visando a disputa ao Senado Federal em 2026.

Consolidação no partido

Não se trata apenas de filiação — Azambuja já iniciou os passos para assumir o comando da legenda no estado. Conforme confirmou o presidente estadual Tenente Portela, a transição de liderança já está em curso, com Azambuja assumindo a condução das decisões estratégicas dentro do PL estadual . Esse movimento, no entanto, não foi isento de tensões: setores defensores de uma linha mais bolsonarista do PL demonstraram desconforto ao ver um histórico tucano ingressar na legenda.

Repercussões e implicações

A migração de Azambuja pode causar uma reconfiguração da política em MS. O PL pode se tornar a legenda com maior bancada na Assembleia Legislativa — caso ele atraia deputados, prefeitos e vereadores — relativizando o peso político do PSDB no estado.

Ao mesmo tempo, o ex-governador enfatiza que sua saída do PSDB não visa enfraquecê-lo: há um desejo explícito de diálogo e de preservação da estrutura tucana, ao mesmo tempo em que busca fortalecer a nova casa política.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados