agronegócio
Expogenética MS começa com palestras, shows musicais, rodeios e leilões
A Expogenética MS, que vai reunir criadores, pesquisadores e entusiastas da raça Nelore no Parque de Exposições Laucídio Coelho até o próximo dia 10 de novembro, terá exposição que inclui leilões, provas equestres, shopping de animais, área comercial, além de shows e um parque de diversões. A programação começou nesta quarta-feira (30) com palestra da Embrapa sobre Precocidade sexual no melhoramento genético de gado de corte.
As palestras são gratuitas, e os participantes receberão certificado de participação. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail veraluciapdoss@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99216-4426, informando nome completo, CPF, telefone, endereço e profissão.
Nesta quinta-feira (31) a dupla Jads & Jadson abre a parte musical com entrada franca.
Amanhã, sexta-feira (01) tem Dj Jiraya Uai e no sábado (02) será a vez da dupla Felipe & Rodrigo. No dia 8 de novembro tem Bruno & Marrone e Leonardo com o show Cabaré
E neste final de semana, além de realizar o 1º Leilão de Touros de Rodeio da história do Brasil, a Expogenética ainda vai contar com o retorno do rodeio no Parque de Exposições, a PBR (Professional Bull Riders), com uma etapa Master do campeonato mundial entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o ganhador garante uma vaga para a grande final em Las Vegas.
No dia 03 de novembro vai acontecer o 1° Leilão de Touros de Rodeio da história do Brasil, dois touros campeões mundiais da PBR serão comercializados. A PBR é a maior organização mundial de montaria em touros, presente em vários países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.
Palestras
O evento traz uma série de discussões sobre o futuro da genética e nutrição no setor agropecuário. Abaixo, destacam-se algumas das principais palestras:
04/11 – Embrapa
Horário: 09h00 – 12h00
Tema: Precocidade sexual no melhoramento genético de gado de corte
Ériklis Nogueira: Precocidade sexual em fêmeas (09h15)
Juliana Corrêa Borges Silva: Precocidade sexual em machos (09h45)
Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes: Papel da precocidade sexual no melhoramento genético de gado de corte (10h15)
Debate: 10h45 – 12h00
05/11 – Nelore MS e Sebrae
Horário: 08h30 – 12h00
Dr. Rafael Nogueira: Gestão de precisão e controle em fazendas de pecuária
Dr. Thiago Machado: Implementação da inseminação artificial em tempo fixo (IATF)
Consultor do Sebrae: Tecnologia avançada para melhoramento genético
UFMS – 05/11 às 14h00
Tema: Respostas correlacionadas na seleção de bovinos de corte
Palestrantes: Prof. Fábio José de Carvalho Faria e Profa. Suzana Amaral Teixeira
06/11 – Grupo Matsuda
Horário: 09h00 – 11h30
Gilson Oliveira: Novas forrageiras e o futuro das pastagens
Dr. Eduardo Folley Coelho: Evolução genética do rebanho – Genética Aditiva
07/11 – ABCZ
Horário: 09h00 – 10h00
Ricardo André Martins Abreu: Avaliação e lucratividade no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ)
A 1ª Expogenética Nelore-MS também tem confirmados 10 leilões, provas equestres, shopping de animais ao vivo, palestras do melhoramento e evoluções na reprodução, conceito de nutrição, parque de diversões, área comercial, stands, praça de alimentação e shows nacionais. A feira promete atrações para toda família.
Além de realizar o 1º Leilão de Touros de Rodeio da história do Brasil, a Expogenética ainda vai contar com o retorno do rodeio no Parque de Exposições, a PBR (Professional Bull Riders), irá realizar uma etapa Master do campeonato mundial entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o ganhador garante uma vaga para a grande final em Las Vegas.
No dia 03 de novembro vai acontecer o 1° Leilão de Touros de Rodeio da história do Brasil, dois touros campeões mundiais da PBR serão comercializados. A PBR é a maior organização mundial de montaria em touros, presente em vários países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.
De acordo com o presidente da Nelore-MS Paulo Matos, 90% de todo o rebanho do estado é da raça Nelore. “Isso nos faz celebrar as conquistas, avanços e fazer networking sobre assuntos relacionados ao melhoramento genético. Diante da importância que Mato Grosso do Sul tem no contexto nacional na produção de genética melhoradora, esse evento vem consagrar e mostrar essa força para o restante do país, pois a genética produzida aqui no Estado é exportada para todo o Brasil”, celebra Paulo Matos.
Além dos negócios, a Expogenética também visa atrair o público em geral, proporcionando atividades de entretenimento como rodeio e shows. A expectativa é que mais de 80 mil pessoas circulem pelo evento ao longo dos 10 dias. “Queremos que a população de Campo Grande tenha a oportunidade de conhecer mais sobre a base da nossa economia, que é o agronegócio”, resume Paulo Matos.