agronegócio
Exportações de soja devem atingir 11,4 milhões de toneladas em fevereiro
O line-up — programação de embarques nos portos brasileiros — indica que o Brasil deve exportar 11,42 milhões de toneladas de soja em grão em fevereiro de 2026, segundo levantamento da Safras & Mercado. O volume é superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, quando as exportações somaram 9,586 milhões de toneladas, de acordo com estimativas da consultoria.
Para março de 2026, estão previstos embarques de aproximadamente 396 mil toneladas de soja. Já em janeiro, o line-up registrou 2,444 milhões de toneladas programadas para exportação, consolidando o avanço do ritmo logístico nos portos brasileiros.
Considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2026, a projeção total de embarques de soja chega a 14,261 milhões de toneladas, quase o dobro do volume efetivamente exportado no mesmo período de 2025.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e fevereiro de 2025, o Brasil havia embarcado 7,497 milhões de toneladas de soja.
O aumento nas projeções de exportação reflete o avanço da colheita da nova safra e a forte demanda internacional, especialmente da China. A expectativa é de que o país mantenha o ritmo elevado de embarques nos próximos meses, consolidando o Brasil como líder global nas exportações de soja.

