Colunas
Exposição de Lúcia Martins Barbosa teve noite de sucesso em Florianópolis (SC)

De Campo Grande (MS) a Florianópolis (SC) são 1.266 km, mais de 16 horas de viagem. Na última semana, percorreram esse trecho 14 quadros da artista plástica sul-mato-grossense Lúcia Martins Coelho Barbosa, conhecida internacionalmente, especialmente pelas obras com onças-pintadas, sua marca registrada.
A carga chegou na loja Arquitetura do Sono, localizada na Av. Madre Benvenuta, na última segunda-feira, e na terça-feira, dia 5, foi inaugurada com grande sucesso a exposição “Do Pântano para a Ilha”, com a presença de vários arquitetos e arquitetas e entusiastas de arte catarinenses. As obras, permeadas por elementos de MS, como as flores de aguapé, as árvores do Cerrado, as onças, geraram muita curiosidade no público presente, que pôde dialogar com a artista para conhecer a história de cada trabalho. Para Lúcia, “foi acima de tudo um aprendizado e um prazer estar com seus trabalhos em Santa Catarina pela primeira vez”.
“A exposição foi a convite das responsáveis pelo espaço, que, ao saberem que eu era daqui, tiveram muita curiosidade de saber mais sobre o Estado e entenderam que os arquitetos e apreciadores de arte de Florianópolis gostam de coisas brasileiras em seus projetos. Quando eu falei que morava perto do Pantanal, falaram que seria interessante trabalhar em cima desse tema. Por isso criei esse nome, ‘Do Pântano para a Ilha’, e coloquei nas telas elementos como as flores de aguapé, as árvores do Cerrado, as onças, que são meu carro-chefe”, resume Lúcia.
Outro elemento regional incorporado nos quadros é a renda nhanduti, um bordado artesanal tradicional do Paraguai cujo nome significa “teia de aranha” em guarani, uma referência à sua aparência delicada e intrincada, utilizada normalmente em peças decorativas e roupas. Ao todo, foram sete meses de preparação para a exposição, em um longo processo de produção e ressignificação de obras, utilizando as técnicas pastel sobre papel e acrílico sobre tela.
“As obras que a gente tem dentro dessa exposição vão refletindo lugares, flores, animais, que talvez as pessoas não prestem atenção no dia a dia, mas que saem do comum. Quisemos resumir em 14 obras tudo que a Lúcia olha, vive e o que ela acha importante no nosso estado para o Brasil e para o mundo. A gente quer mostrar que há beleza aqui e que as pessoas precisam olhar mais para nós”, comenta Ygor Alcantara, que assina o catálogo da mostra como diretor.
Para Lúcia, a arte é como um portão de entrada para um novo mundo, nesse caso o Pantanal, Mato Grosso do Sul. “O Pantanal não é margem: é centro de novas narrativas. É daqui que falamos ao mundo. O que eu gostaria que essa minha exposição causasse é até um certo espanto de ver que aqui também tem gente que faz arte, e nada melhor do que se apresentar quando alguém já tem curiosidade de te conhecer. Tenho a impressão de que isso não vai parar por aqui, e sim que pode ser o início de uma série, que vou incorporar elementos de lá também nas minhas artes”, completa.
“Eu vivo para a arte, se eu não tivesse essa profissão, esse dom de colocar nas telas minhas emoções, meus sentimentos, talvez eu não tivesse nenhuma utilidade para a sociedade. A arte é, acima de tudo, questionadora. O que eu sinto como artista plástica há mais de 45 anos é que estamos ainda abrindo caminho para os artistas que virão. Gostaria muito que o artista fosse respeitado, fosse aceito, fosse útil, pois a arte alimenta a alma”, finaliza a artista.
Luan Santana
Ontem, 11 de agosto de 2025, o cantor Luan Santana celebra a “maioridade” profissional, ao completar 18 anos de carreira.
Motivos para agradecer não lhe faltam. Nem nos melhores sonhos aquele Gurizinho de Campo Grande (MS) imaginava reunir tanta gente em plateias tão numerosas como as que ele vem testemunhando há anos, não só presencialmente, mas também por meio do imensurável alcance promovido pela internet.

O cantor Luan Santana comemorando 18 anos de carreira. Foto: LS/Divulgação
Só no Instagram, Luan soma mais de 37 milhões de inscritos em seu perfil. No YouTube, são 13,6 milhões de seguidores, e no Spotify, 9,9 milhões. O cantor conta ainda com 5,6 milhões de seguidores em seu perfil no TikTok e mais de 17 milhões no Facebook. No X, antigo Twitter, são 11,7 milhões de fãs seguindo seu perfil.
A audiência no Spotify registra 10 milhões de ouvintes mensais, além de 118.755 adições a playlists e 125 playlists de editoriais Spotify.
… Bom dia! “Conserve os olhos fixos num ideal sublime e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Edgony Bezerra, Regina Garcia, Ivair Ximenes, Juliane Penteado Santana, André Luiz Brachini, Ja de Paula Ferreira, Lucimeire Chaves, Meire Silveira, Sueli Rodrigues, Marcio Corradini, Georgia Leal e Antonio Carlos Ortega. Happy birthday!
…O McDia Feliz 2025 acontece no dia 23 de agosto com uma meta ousada: arrecadar R$ 25 milhões para projetos de apoio a crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil.