agronegócio
Família de Rochedo se torna referência na ovinocultura com apoio do Senar/MS
Família que trabalha junto, cresce junto! Esse é o lema na Fazenda Baía Verde, em Rochedo, onde Nivaldo Bileco, a esposa Micheli Santos e as filhas tocam a criação de ovinos. Com o atendimento do Senar/MS, a propriedade, que era focada na bovinocultura, se tornou uma potência na ovinocultura.
“Iniciamos com algumas ovelhas mais para despesa familiar, para final de ano, final de semana. No decorrer disso, percebemos que a demanda começou a exigir mais de todos. Foi então que enxergamos um bom mercado, um leque aberto para explorar mais para negócio”, comenta Nivaldo.
Para que os bovinos dessem lugar às ovelhas como protagonistas, a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS foi fundamental. “Era uma atividade que ficava no fundo da invernada e o Senar transformou tudo em uma realidade; uma fonte de renda”, destaca o produtor.
Foi nesse ponto que surgiu o interesse por capacitação nessa cadeia produtiva. “Tanto eu quanto minha esposa fizemos vários cursos e um deles foi na área da ovinocultura. A gente começou a alavancar nesse mercado”, explica.
“O Senar/MS nos orientou bastante no manejo e no cuidado com a sanidade dos animais. Também sobre verminoses e o manejo de ovinos pequeninos. Facilitou muito no trato com esses pequenos animais”, comenta Micheli Santos.
O aprendizado e assistência proporcionados pelo Senar/MS se agregaram à união familiar. “Estamos sempre juntos, todos os dias. Meu marido não precisa sair para trabalhar, porque nós dois trabalhamos juntos aqui”, diz a produtora.
E o marido complementa: “é muito gratificante como o pai ver os filhos crescendo com a gente, sabendo o que deve ou não fazer. Hoje, as nossas filhas têm capacidade de tocar e gerenciar o que for preciso dentro da atividade rural. Elas são capazes disso”.
Nivaldo Bileco é bem claro ao falar sobre os planos para o futuro. “A gente tem que pensar sempre, cada dia melhor, em buscar conhecimento para conseguir alcançar vários objetivos na nossa vida. Esse é nosso foco, nosso objetivo, buscar cada vez mais conhecimento”.