Empreendedorismo
Feira em Dourados valoriza empreendedores locais e promove vendas durante a Semana do MEI
Com o objetivo de valorizar os microempreendedores de Dourados, o Sebrae/MS encerrou a programação da Semana do MEI com a realização de uma feira nos dias 30 e 31 de maio, na Praça Antônio João. O evento reuniu 20 expositores locais e gerou aproximadamente R$ 12 mil em vendas, além de oferecer serviços gratuitos ao público por meio de um balcão de atendimento do Sebrae/MS.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Maria Isabel Schierholt, a feira fortaleceu a conexão com os empreendedores e contribuiu para o aumento das vendas e da visibilidade dos negócios. “A feira foi um projeto que idealizamos com o propósito de valorizar os empreendedores. É um espaço não apenas para vendas, mas também para criar conexões, fortalecer o networking e gerar parcerias que se estendem para além do evento”, destacou.
Representante de uma Associação de Caarapó, Josefá Mazarão, participou da feira em Dourados.A artesã Josefa Marques Mazarão, da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança (AAAVE), de Caarapó, participou da feira com produtos confeccionados com lã de carneiro e tingimento natural. Para ela, os eventos são fundamentais para divulgar o trabalho do grupo. “No dia a dia, é difícil alguém ir até a sede da associação. Nosso maior contato com os clientes é nas feiras. Este ano já estivemos em Curitiba, Corumbá e Dourados, e temos eventos marcados em Caarapó, Juti e Bonito. A formalização como MEI é essencial para emitir nota fiscal e ampliar nossos mercados”, afirmou.
A fundadora da Geleia dos Sonhos, Daura Del Vigna Galvão, de Dourados também compartilhou os benefícios da formalização. “A diferença antes e depois de me tornar MEI é enorme. Passamos a separar as finanças da empresa das pessoais, melhoramos o controle do caixa e conseguimos acessar programas do Sebrae, como o ‘Põe na Prateleira’. Com isso, consegui montar minha cozinha industrial e agora só falta a parte das tabelas nutricionais”, contou.
Proprietária da Geleia dos Sonhos, Daura Del Vigna Galvão, é cliente Sebrae e aproveitou a oportunidade para ampliar as vendas.Outra empreendedora que participou da feira foi Amanda Maria Menegati Gebara, que deixou o emprego público em Campo Grande para fundar a Menegati Joias e Semijóias, em Dourados, em agosto de 2024. “Tive coragem e sai do emprego para começar a empreender, porque gosto muito de conversar com as pessoas e vender, como acontece em feiras como esta. Eu não queria mais ficar atrás de uma mesa de escritório. Como é primeira vez que estou empreendendo, o Sebrae me ajudou muito com rede de contatos, divulgação e capacitação. Comecei recentemente, mas já participei do Bootcamp ‘Empreendedorismo em Ação’ e estou na jornada do programa Sebrae Delas”, relatou.
Os Microempreendedores Individuais têm papel estratégico na economia de Mato Grosso do Sul. Segundo dados da Receita Federal (maio de 2025), o estado conta com 161.913 MEIs ativos, o que representa 48,4% do total de empresas formais (334.575). Em Dourados, são 16.340 MEIs ativos, sendo 55,70% homens e 43,83% mulheres
Amanda Maria Menegati Gebara também participou da Feira na Semana do MEI.Balanço da Semana do MEI em Dourados
A realização da feira marcou a conclusão da Semana do MEI em Dourados, iniciativa do Sebrae em âmbito nacional realizada entre os dias 26 e 30 de maio. Na segunda maior cidade do Estado, mais de 250 empreendedores foram atendidos neste período. Dentre os serviços mais procurados estiveram a regularização de débitos, emissão de boletos, entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), formalização, alterações cadastrais e baixa de CNPJ.
Além do mutirão de atendimento, a Semana do MEI também promoveu em Dourados duas palestras magnas que reuniram mais de 550 pessoas no dia 27 de maio. Os convidados foram o especialista em marketing para pequenos negócios Rapha Falcão e o influenciador e empreendedor case de sucesso Rick Chester.

