Economia
Fiems sedia seminário internacional Mato Grosso do Sul – Índia
A Fiems sediou, nesta sexta-feira (02/08), o Seminário Internacional “Fazendo Negócio com a Índia: edição Mato Grosso do Sul”. O evento, organizado pelo LIDE-MS (Grupo de Líderes Empresariais de MS) e Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), apresentou as oportunidades de negócios entre o país asiático e Mato Grosso do Sul. Autoridades, diretores da Fiems e empresários participaram do encontro.
O diretor de relações internacionais da Fiems e presidente do LIDE-MS, Aurélio Rocha, representou na ocasião o presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Hoje é um dia muito importante porque vamos celebrar as relações entre Brasil e Índia. Quando a gente pensa em Índia, a gente tem que pensar em um país de grandes proporções, um país que alia tradição e inovação. Nós estamos enxergando a Índia como uma potencialidade e como um grande parceiro natural para as relações comerciais brasileiras”, ressaltou.
O cônsul honorário da Índia e presidente da CCIB, Leonardo Ananda, destacou o potencial econômico da relação MS – Índia que, em 2022, apresentou valores nunca antes vistos, chegando a US$ 223 milhões. “Hoje, o Mato Grosso do Sul é o oitavo estado brasileiro que mais exporta para a Índia, mas tem potencial para estar entre os três maiores. Mas, precisamos dos empresários locais para que isso se torne realidade”, enfatizou.
O governador Eduardo Riedel foi representado pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, que afirmou a importância de se pensar nos dois lados dos negócios; importar e exportar. “Trata-se de um grande mercado, uma grande população que a Índia tem, eu acho que a sinalização do crescimento, do perfil de consumo é fundamental. E também pensar em investimento, os empresários sul-mato-grossenses que podem fazer investimentos na Índia aproveitando aquele mercado, e a oportunidade de os indianos investirem aqui também. Que possamos descobrir bons negócios com o evento de hoje”, finalizou.