Connect with us
26 de Abril de 2025

agronegócio

Fim da exigência de georreferenciamento para pequenos produtores vai beneficiar agricultura familiar

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou o Projeto de Lei 102/2020, que visa simplificar a regularização fundiária em assentamentos do Incra, eliminando a exigência de georreferenciamento. A medida busca agilizar processos e reduzir a burocracia para pequenos produtores rurais.

De autoria do deputado federal Lucio Mosquini (MDB-RO), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o texto propõe que títulos já emitidos com base em topografia anterior possam ser registrados sem custos adicionais para os agricultores. “Estamos tirando um custo das costas do trabalhador rural. Estou feliz com a aprovação da proposta e espero que com o andar da lei, os produtores deixem de ter a obrigação de pagar o georreferenciamento para registrar os títulos já emitidos pelo Incra”, ressaltou.

Outro ponto relevante do projeto é a possibilidade de regularização de ocupações em assentamentos sem autorização formal do Incra, desde que não ultrapassem quatro módulos fiscais e cumpram requisitos como tempo mínimo de ocupação superior a um ano. A medida pretende reconhecer o esforço de famílias que já produzem e vivem da terra.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados