Esportes
Flamengo e Atlético-MG revivem na Copa do Brasil rivalidade histórica
Flamengo e Atlético-MG decidem neste domingo (10) quem vai levar para casa o título da Copa do Brasil 2024.
O Rubro-Negro busca o pentacampeonato, venceu por 3 a 1 no Maracanã e agora leva a vantagem para Belo Horizonte, onde pode perder por até um gol de diferença e ainda assim ser campeão.
Na competição, o retrospecto é melhor para o clube carioca. Em finais, um título nacional para cada.
Na história da Copa do Brasil, os clubes se enfrentaram em três edições e, quem passou, saiu campeão. Em 2006, o Flamengo eliminou o Atlético-MG nas quartas de final, antes de superar Ipatinga e Vasco até o título. Já em 2014, quando se encontraram novamente na competição, o Galo passou pelo Rubro-Negro na semifinal e levou o título em cima do Cruzeiro. Em 2022, o Fla levou a melhor nas oitavas e foi campeão após disputa de pênaltis com o Corinthians.
Quando o assunto é disputa de título, o cenário é curioso. São apenas duas finais nacionais entre Flamengo e Atlético-MG na história: um título ficou no Rio e o outro em Belo Horizonte.
O primeiro foi justamente o pontapé da rivalidade interestadual. Em 1980, o Flamengo conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG. As equipes voltaram a decidir um título somente em 2022, e campeão da vez foi o Galo, que venceu a Supercopa do Brasil nos pênaltis.
Fora as finais, foram seis confrontos em mata-mata. O Flamengo levou a melhor em cinco oportunidades (Libertadores de 1981, Brasileirão de 1987 e Copa do Brasil de 2006 e 2022) e o Atlético-MG em duas (Brasileirão de 1986, e Copa do Brasil em 2014).
Na Copa do Brasil 2024, o Flamengo disputou nove partidas, com sete vitórias, um empate e uma derrota, tendo um aproveitamento de 81,5%. Foram 10 gols e sofreu apenas dois