Esportes
Flamengo enfrenta um Cruz Azul com poucas derrotas e ataque forte pelo Intercontinental
O Cruz Azul, do México, será o adversário do Flamengo nas quartas de final da Copa Intercontinental. Nesta quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), as equipes duelam pelo “Dérbi das Américas”, encontro que reúne o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf.
Será a primeira vez que o Rubro-Negro enfrenta os Cementeros em um jogo oficial. Na atual temporada, o Cruz Azul fez grande campanha no Apertura do Campeonato Mexicano. A equipe terminou a primeira fase na 3ª posição, com apenas duas derrotas em 17 jogos.
Os Cementeros chegaram até as quartas de final, quando após dois empates, foram eliminados pelo Tigres, que havia feito melhor campanha. Mesmo sem avançar na Liga MX, a temporada do Cruz Azul é positiva. O time treinado pelo argentino Nicolás Larcamón, com passagem no Cruzeiro em 2024, perdeu apenas duas vezes na atual temporada.
A equipe, que joga no esquema de três zagueiros, tem bom desempenho ofensivo, com 37 gols marcados em 21 jogos (média de 1,7 por partida).
Os atacantes Ángel Sepúlveda e Gabriel Fernández, artilheiros do clube no ano, são as principais esperanças do time mexicano para surpreender o Flamengo nas quartas de final do Intercontinental.
Participantes da Copa Intercontinental 2025
- PSG (França) – campeão da Champions League da Europa
- Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores da América
- Cruz Azul (México) – campeão da Concacaf
- Pyramids (Egito) – campeão africano
- Al-Ahli (Arábia Saudita) – campeão asiático (já eliminado)
- Auckland City (Nova Zelândia) – campeão da Oceania (já eliminado)
A diferença entre Mundial e Intercontinental
Enquanto a Copa Intercontinental acontece anualmente, o Mundial de Clubes é realizado a cada quatro anos, sempre um ano anterior da Copa de seleções. O Mundial de Clubes é realizado em uma única sede — os EUA sediaram a primeira edição.
Já o Intercontinental possui um formato com diversas sedes. Em 2024, os dois primeiros jogos foram realizados nos países dos times mandantes. As quartas, a semi e a final aconteceram no Catar.
O número de participantes também muda. No Mundial, são 32 times, enquanto no Intercontinental apenas os campeões continentais daquele ano participam, totalizando seis equipes.


