Connect with us
15 de Novembro de 2025

COP30 BRASIL - AMAZÔNIA

Governo de MS mostra na COP30 resultados da maior operação de combate a incêndios já realizada no Pantanal

O assessor Bombeiro Militar da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Tenente-Coronel Leonardo Congro, está representando o Governo de Mato Grosso do Sul na COP30, levando as diretrizes estaduais para a preservação do bioma Pantanal e, especialmente, o case de sucesso do PMIF (Plano de Manejo Integrado do Fogo). Nesta quinta-feira (14), ele participou de debates sobre o tema como parte da programação de atividades e eventos da Conferência, realizada em Belém (PA) até o dia 21 de novembro.

A participação ocorreu na AgriZone, espaço organizado pela Embrapa na COP30 e que concentra cerca de 400 eventos voltados à agricultura sustentável e soluções climáticas. Entre eles, debates e apresentações de tecnologias e pesquisas para o manejo de biomas, incluindo o Pantanal. Congro apresentou a palestra “Medidas de Segurança Contra Incêndio Florestal: O caso do Pantanal de Mato Grosso do Sul – Fomento, Parcerias e Cultura de Segurança”, com o objetivo de detalhar as estratégias do Governo do Estado no enfrentamento aos incêndios agravados pela maior seca dos últimos 70 anos, bem como as ações previstas no Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo.

Durante a apresentação, ele destacou os desafios decorrentes da seca extrema, a urgência da situação em 2024 e a perda histórica de superfície de água no Pantanal. “A Operação Pantanal 2024 foi a maior operação de combate a incêndios florestais já realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Nossos principais desafios foram garantir um combate eficaz, reduzir a área queimada estimada e implementar estratégias que assegurassem o melhor aproveitamento possível dos recursos”, relembrou.

Entre as ações que contribuíram para os resultados positivos da operação, Congro citou a antecipação da resposta, com a Operação Pantanal iniciando em 2 de abril, muito antes do período crítico tradicional (julho), e a criação de Bases Avançadas Estratégicas.

“Criamos e implantamos 11 bases avançadas em regiões remotas do Pantanal para resposta rápida. Isso reduziu o tempo-resposta e a proximidade das bases foi determinante. O resultado foi imediato, com redução comprovada do número de focos de calor em um raio de 25 km das novas bases instaladas”, destacou.

PMIF

O tenente-coronel também apresentou detalhes do Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, que prioriza ações de prevenção e controle, como o Programa Estadual de Brigadas de Incêndio, o Sistema de Comando de Incidentes, a Sala de Situação de Informações sobre Fogo, entre outras iniciativas. Congro reforçou que o Governo do Estado tem atuado fortemente na formação de bombeiros militares e brigadas, além da capacitação de brigadistas rurais, comunitários e indígenas, criando uma rede local de primeira resposta apoiada por estrutura técnica estadual.

O Manejo Integrado do Fogo inclui ainda a construção de aceiros estratégicos em áreas vulneráveis e o fomento à queima controlada e prescrita em períodos adequados, práticas já consolidadas no Estado. Além disso, o Governo investe em conscientização e educação ambiental, com ações em escolas, campanhas de mídia e vistorias técnicas em propriedades rurais para disseminar a cultura de prevenção.

Congro ainda destacou a importância da parceria para se criar uma cultura de segurança e a integração da resiliência. “Trabalhamos com a responsabilidade compartilhada, fazendo o engajamento direto com produtores rurais, ONGs e o poder público. Além disso fomentamos a educação ambiental, com ações estruturadas e contínuas para criar uma cultura de
prevenção de incêndios. Nossa meta é aumentar a resiliência das comunidades e promover a conservação e manejo sustentável da fauna e flora do Pantanal”, concluiu.

A inclusão do Pantanal na agenda climática da COP30 é considerada estratégica diante do cenário de secas intensas e incêndios recorrentes, reforçando a importância do Manejo Integrado do Fogo como instrumento essencial de adaptação e mitigação para o bioma.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados