agronegócio
Grupo Oleoplan, com atuação há 45 anos no país, chega ao MS com produção de biodiesel em Dourados
Conforme documento protocolado nesta sexta-feira (02) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo Oleoplan lançou um programa de investimentos de R$ 800 milhões, com a emissão inicial de debêntures no valor de R$ 200 milhões, como porta de entrada para o ciclo de crescimento planejado e um projeto de expansão para o Mato Grosso do Sul.
A Oleoplan é um grande grupo brasileiro, de propriedade da família Boff, que opera há 45 anos nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com origem no Rio Grande do Sul, o Grupo é focado na produção de biodiesel e industrialização de soja, transformando óleos vegetais e gorduras animais em energia renovável e agregando valor ao agronegócio nacional e com um forte compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização da matriz energética.
A empresa opera verticalmente, desde o recebimento da soja até a fabricação de biocombustíveis, gerando impacto positivo e desenvolvimento regional.
Operação no MS
A operação da Oleoplan no Estado envolve a implantação de uma nova usina de biodiesel na cidade de Dourados, que ainda está em fase de projeto. A unidade será focada na produção de biodiesel a partir de óleo vegetal e outras matérias-primas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção de biodiesel representa a maior parte da receita da empresa nacionalmente.
A unidade também incluirá a atividade de recebimento e esmagamento de soja para o mercado de farelo e óleo, integrando a cadeia verticalizada da empresa. A expansão para o Mato Grosso do Sul faz parte de um plano estratégico para reforçar seu posicionamento nacional no setor de biocombustíveis e alimentos para o agronegócio.
Desempenho nacional
Atualmente, a Oleoplan soma cinco usinas produtivas de biodiesel no Brasil, com capacidade instalada de aproximadamente 4,56 mil metros cúbicos por dia, equivalentes a cerca de 1,67 bilhão de litros ao ano, posicionando-se entre as maiores produtoras nacionais do biocombustível sustentável.
De acordo com analistas do setor energético, investimentos dessa magnitude refletem a crescente demanda por bioenergia no Brasil. Esse movimento é impulsionado por políticas públicas que ampliam gradualmente a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil, além da busca por matrizes energéticas mais limpas e da expansão da indústria de biocombustíveis, com foco na redução das emissões de carbono.
Estratégias multidimensional
A estratégia da Oleoplan é vista como “multidimensional” – além da expansão de capacidade produtiva, a empresa aposta no fortalecimento de sua base de fornecedores agrícolas no Centro-Oeste, no aproveitamento de incentivos fiscais e financeiros e em ganhos de eficiência operacional decorrentes da integração de unidades industriais e logísticas.
Especialistas destacam que o setor de biodiesel no Brasil, que se beneficia de uma cadeia produtiva robusta atrelada ao agronegócio, deve continuar crescendo nos próximos anos, impulsionado por meta de descarbonização e políticas ambientais tanto governamentais quanto corporativas.

