Connect with us
27 de Outubro de 2025

Cultura/Turismo

Grupo Opus Vivare leva concerto de música erudita à escola municipal do Jardim Tijuca

O projeto, que já passou por nove municípios e realizou mais de 20 apresentações em escolas e universidades, retorna aos colégios municipais de Campo Grande levando uma experiência imersiva ao público infanto-juvenil.

O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” chega nesta terça-feira (28) à Escola Municipal Nagen Jorge Saad, no Jardim Tijuca, levando ao público infanto-juvenil uma experiência imersiva com a música clássica. A apresentação acontece às 9h30, com entrada gratuita e intérprete de Libras, reafirmando o compromisso do grupo Opus Vivare com a inclusão e o acesso à arte.

Nesta nova etapa, o projeto — que já passou por nove municípios e realizou mais de 20 concertos — retorna às escolas municipais de Campo Grande. Antes da apresentação no Jardim Tijuca, o trio formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino) já esteve nas escolas municipais Professor José de Souza (Bairro Oliveira), em 20 de outubro, e na Professora Maria Tereza Rodrigues (Jardim Santa Emília), em 21 de outubro.

Criado em 2023, o projeto já alcançou mais de 19 instituições — entre escolas, universidades e lares de idosos — em cidades como Campo Grande, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas, Naviraí, Rio Verde, São Gabriel, Jardim e Ponta Porã. A proposta é aproximar o público da música erudita em uma vivência sensorial e acessível, rompendo barreiras e despertando novas percepções sobre a arte.

“Nosso objetivo é aproximar a música erudita das pessoas, mostrando que ela não é distante ou inacessível. Cada concerto é uma oportunidade de despertar a sensibilidade, a escuta e a emoção em quem assiste. Nestes três anos de trabalho, o projeto já levou a música clássica para mais de 2 mil pessoas”, destaca Evandro Dotto, idealizador do projeto.

Ao longo das apresentações, o trio tem encantado plateias diversas, especialmente jovens que vivenciam pela primeira vez o universo da música clássica.

“Queremos que esse contato direto se amplie cada vez mais e que a música erudita faça parte da vida das pessoas. Acreditamos que ela tem força para transformar e tocar cada ouvinte de maneira muito especial”, afirma Bianca Danzi, soprano do grupo.

“De 2023 pra cá, o projeto evoluiu muito. Desta vez, graças à PNAB e ao apoio da Prefeitura de Campo Grande, conseguimos retornar à circulação em cinco escolas municipais. O projeto tem crescido a cada edição e queremos que ele possa atingir ainda mais pessoas”, complementa Gabriel Almeida, violinista do Opus Vivare.

Após o concerto no Jardim Tijuca, o grupo segue com apresentações em mais duas escolas municipais: 4 de novembro – na E.M. Irene Szukala (Jardim das Hortências) e 25 de novembro – na E.M. Isauro Bento Nogueira (Distrito de Anhanduí).

Realizado com investimento da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, por meio de edital via Fundac e Prefeitura de Campo Grande, o projeto conta ainda com o apoio da Semed – Secretaria Municipal de Educação.Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram: @eviolaodotto ou @opusvivare.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados