Economia
Guerra tarifária com EUA pressiona infraestrutura no Brasil

O aumento das tarifas de importação sobre produtos brasileiros, anunciado pelos Estados Unidos e previsto para entrar em vigor em agosto, deve trazer efeitos negativos, também, para o setor de infraestrutura nacional.
A medida pode comprometer contratos de concessão em vigor e inviabilizar projetos ainda em fase de estruturação. Entre os principais impactos estão a redução na demanda logística e o encarecimento de insumos e equipamentos, exigindo articulação entre governo e concessionárias para evitar desequilíbrios contratuais.
Além disso, caso o Brasil adote medidas de reciprocidade, os custos de equipamentos e insumos importados dos EUA devem subir, especialmente nos setores de energia e telecomunicações. “Nesse caso, o impacto decorre diretamente de ato do governo, o que facilita seu enquadramento como ‘fato do príncipe’ ou alteração tributária, abrindo margem para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro. Estudos técnicos e sensibilidade do poder concedente serão fundamentais para preservar a viabilidade das concessões”, avalia Loureiro.