agronegócio
Inovação e empreendedorismo do Sebrae-MS são destaques na Pantanal Tech
Com o foco no desenvolvimento sustentável do bioma pantaneiro presente em Mato Grosso do Sul, teve início nesta sexta-feira (28) a Pantanal Tech, na Unidade Universitária da Universidade Estadual de MS (UEMS) em Aquidauana. Para levar o empreendedorismo para o evento, o Sebrae é uma das instituições parceiras, com uma programação que promove os pequenos negócios da economia criativa, divulga projetos em agro, inovação e turismo, e tem palestras e outros conteúdos para os interessados em empreender.
“Tecnologia, empreendedorismo e inovação, é isso que encontramos na Pantanal Tech. Por essa razão, essa parceria com várias instituições, em especial com o Sebrae, é o momento de mostrar quantas oportunidades esse bioma pode gerar para o Mato Grosso do Sul”, afirma o conselheiro do Sebrae/MS e secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Ricardo Senna.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o evento também atrai os moradores e empreendedores locais, que encontram conhecimento para diversificar suas ideias e negócios. “É muito importante que as instituições olhem para o Pantanal, e a UEMS, com todas as entidades aqui presentes mostram que o Pantanal também tem tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. As pessoas que aqui têm suas empresas e negócios, tem a chance de consumir na Pantanal Tech uma gama de conhecimentos”, pontua.
Inovação em destaque
Pela manhã, o Sebrae/MS promoveu a conferência de abertura do evento, intitulada “Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade”, que trouxe especialistas e mostrou que a inovação é vivenciada na prática, quando se buscam novas soluções para os desafios da sociedade. Os palestrantes Allan Costa e Carlos Piazza, mediados pela professora Sibelly Resch, do campus da UFMS em Naviraí, compartilharam os conhecimentos na temática, trazendo ainda discussões atuais como ESG em empresas, que abrange um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.
“O tema ‘ESG’ (Ambiental, Social e Governança) está mais forte do que nunca, faz todo o sentido no mundo que a gente estamos vivendo atualmente. Para implementá-la, é temos que focar na transformação de fato. E vale lembrar que a diversidade é premissa para inovação”, disse Allan Costa, que também é empreendedor serial, investidor-anjo, escritor e mentor de startups.
Mais Sebrae na Pantanal Tech
Para contribuir com a programação da Pantanal Tech, que inclui exposições, demonstrações técnicas, vitrines tecnológicas, painéis empresariais, conferências e palestras sobre temas importantes para a região, o Sebrae/MS está presente com ações e projetos nas seguintes temáticas: Agro, Inovação, Turismo e Economia Criativa, entre eles, o Polo Sebrae de Ecoturismo e o Living Lab. Este trabalho poderá ser conferido diretamente no estande, aberto para visitação nos dias 28 e 29 de junho, das 8h a 18h.
No Espaço Economia Criativa, outro estande do Sebrae/MS junto à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), expositores locais comercializam produtos de artesanato e agroindústria. O destaque fica por conta dos empreendedores com o selo Made in Pantanal – uma iniciativa do Sebrae que dá visibilidade a quem empreende com itens ou serviços ligados ao bioma.
Por fim, na conferência oficial do Pantanal Tech, com a participação do governador Eduardo Riedel, amanhã, 29 de junho, às 10h, na Arena Paxixi, o Sebrae junto a parceiros deve anunciar editais voltados ao fomento de negócios ligados aos biomas Cerrado e Pantanal.
Confira a programação completa em: pantanaltechms.com.br