Cultura/Turismo
Inscrições para selecionar entidade para o Programa “MS na Rota +criAtiva”, terminam em 19 de janeiro
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) vai selecionar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) para executar o programa “MS na Rota +criAtiva”, voltado para o fomento da cultura em municípios que integram a Rota Bioceânica. A instituição selecionada vai poder receber até R$ 1 milhão para executar o projeto, com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).
Entidades interessadas em participar do chamamento podem se inscrever de 19 de dezembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, pela plataforma Prosas. Cada entidade poderá inscrever apenas um projeto. A seleção ocorrerá em duas etapas, com análise de mérito cultural e habilitação documental. Apenas propostas que alcançarem, no mínimo, 70% da pontuação total poderão ser classificadas.
Segundo o Edital de Chamamento Público nº 026/2025, publicado no DOE MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira (17), a selecionada poderá desenvolver ações em diversas linguagens culturais, como artes visuais, artes cênicas, música, artesanato, gastronomia, moda, design, patrimônio cultural e arte urbana.
A iniciativa, assim, deverá incentivar a democratização do acesso à cultura, a valorização dos profissionais da área e o desenvolvimento de espaços culturais.
As ações devem contemplar, no mínimo, dois dos municípios previstos no edital: Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol, Jardim e Porto Murtinho. Esse critério dá margem para que nem todos os municípios por onde a Rota passa sejam atendidos.
Critérios
Entre os critérios de seleção, estão relevância cultural, impacto regional, inclusão social, acessibilidade, coerência orçamentária e capacidade técnica da entidade proponente.
Também estão previstas cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, além da obrigatoriedade de ações de acessibilidade e de um plano de comunicação institucional. O resultado final da seleção deve ser homologado até março de 2026, com assinatura do Termo de Fomento prevista até o fim do mesmo mês. O projeto selecionado terá prazo de execução de até 12 meses, com repasse financeiro em parcela única.

