Esportes
Larissa Pimenta conquista medalha de bronze no judô
A paulista Larissa Pimenta se recuperou e conquistou a segunda medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024, neste domingo. A judoca de São Vicente saiu com o bronze na categoria até 52kg após bater a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa da medalha.
O bronze de Larissa Pimenta é o 18º do judô brasileiro na história das Olimpíadas. No total, o Brasil conta agora 26 medalhas nos Jogos, com quatro ouros e quatro pratas – uma delas conquistada neste domingo por Willian Lima.
A francesa Amandine Buchard ficou com a outra medalha de bronze. O ouro foi vencido por Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, que bateu Distria Krasniqi, do Cazaquistão, na final.
A adversária na disputa da medalha era mais condecorada e experiente. A italiana Giuffrida, 29, esteve nos Jogos do Rio 2016, no qual foi medalha de prata, e de Tóquio 2020, onde foi medalha de bronze. Ela também conquistou o ouro no Mundial de Abu Dhabi este ano.
Larissa não se intimidou e foi para cima. Mas Giuffrida mostrava muito controle de pegada e dificultou a vida da brasileira. Ela tentou uma entrada de frente e quase conseguiu a projeção. O combate estava duro e Larissa tentou pelo chão. Mesmo assim, levou um shido (punição) por falta de combatividade. Giuffrida era mais ofensiva e arriscava entradas a todo o momento. No minuto final, Pimenta novamente ficou perto de um waza-ari, mas a italiana impediu a queda.
A disputa foi para o Golden Score. Larissa recebeu o segundo shido por falta de combatividade – a italiana tentava entradas pouco convincentes, mas o suficiente para não receber punições da árbitra. A brasileira foi para o ataque e forçou o primeiro shido contra Giuffrida. Pimenta foi para cima, buscando a luta, e a italiana recebeu seu segundo shido, deixando tudo igual. O clima estava tenso, e Larissa tentou acelerar. Giuffrida recebeu o terceiro shido e foi eliminada. Bronze para o Brasil.
A campanha do bronze
Larissa fez ótima campanha em Paris, sua segunda Olimpíada. Eliminada nas oitavas em Tóquio 2020, a paulista venceu Djamila Silva, de Cabo Verde, por ippon na estreia, e passou pela britânica Chelsie Giles por waza-ari nas oitavas. Nas quartas, veio um revés contra a francesa Amandine Buchard por waza-ari, mas Pimenta se recuperou com um ippon no Golden Score contra a alemã Mascha Ballhaus.