Connect with us
18 de Fevereiro de 2026

Política

Família em lata de conserva, palhaço bozo na prisão: homenagem a Lula no carnaval do Rio gera reações

O tributo ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pela escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval carioca, gerou reações políticas e rendeu noticiários, inclusive no exterior.

“Carro alegórico do Carnaval do Rio gera críticas por homenagem a Lula”, estampou o The Strait Times. Já a agência de notícias Associated Press (AP) publicou uma matéria intitulada “Lula ganha impulso de imagem no Carnaval do Rio, mas também enfrenta riscos legais“.

O DW, agência de notícias alemã, também publicou uma matéria sobre o tema sob o título “Carro alegórico do Carnaval do Rio gera críticas por homenagem a Lula”.

A escola Acadêmicos de Niterói homenageou a trajetória de Lula, de operário à presidência, o que o comoveu, fazendo-o descer do camarote para cumprimentar os membros da escola de samba.

Se para os petistas o tributo foi encantador, por outro lado, os políticos da oposição e evangélicos criticaram as alegorias, pois não conseguiram compreender a alegoria do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma cela no carro alegórico.

Além disso, ainda está em xeque se houve ou não violação da lei pela suposta forma ilegal de campanha eleitoral antecipada.

Ainda assim, Lula procurou manter-se discreto durante todo o desfile de domingo. Ele não se pronunciou publicamente em nenhum momento, seja em entrevistas ou discursos, para não ser acusado de pedir votos.

Comunicado e Ações Judiciais

A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal se manifestou, em nota divulgada nesta segunda-feira (16/2), sobre as críticas ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Marquês de Sapucaí no domingo (15/2). O governo Lula argumentou que não havia decisão judicial impedindo o desfile, que não atuou para destinar dinheiro público para a escola e que não teve nenhuma ingerência “na escolha e desenvolvimento do enredo citado ou de qualquer outra escola”.

O posicionamento, escrito antes do desfile de fato acontecer, é divulgado no momento em que nomes da Oposição, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), anunciam ações judiciais contra Lula e seu governo por suposta propaganda eleitoral antecipada e desvio de finalidade de recursos públicos.

Lata de Conserva

Uma ala do desfile da Acadêmicos de Niterói colocou a chamada “família tradicional” — representada por um casal heterossexual com filhos — dentro de uma lata de conserva.

Na mesma alegoria, também apareceram figuras associadas a evangélicos, militares e mulheres brancas. A cena, apresentada na Marquês de Sapucaí, provocou reação imediata de parlamentares e lideranças ligadas a pautas conservadoras.

As críticas se concentraram na leitura de que a encenação teria ultrapassado o campo da sátira social e atingido a fé cristã.

O desfile integrou a programação do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro e já vinha sendo acompanhado de controvérsias políticas relacionadas a outros trechos do enredo apresentados na avenida.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SHCGN QD 714/715 - Bloco B – Loja 28 – Asa Norte - Brasília – DF – CEP 70.761-620
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados