Connect with us
01 de Dezembro de 2025

Empreendedorismo

Lei de Inovação impulsiona desenvolvimento de Jardim

Bioceânica Experience foi palco para a promulgação do marco regulatório, além de promover Maratona de Inovação para a criação de soluções pensadas para a Rota Bioceânica.

Para consolidar a inovação como motor do desenvolvimento local, o Bioceânica Experience foi marcado por importantes avanços na área para Jardim e Guia Lopes da Laguna. Como iniciativa do Ecossistema de Inovação dos municípios, Sebrae/MS, Prefeitura de Jardim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o evento realizou, nessa quinta-feira (27), uma Maratona de Inovação, além de ter sido palco para a promulgação da Lei Municipal de Inovação de Jardim.

Como marco regulatório voltado ao fomento da inovação, a legislação foi construída a partir do trabalho desenvolvido pelo Ecossistema Local de Inovação, com participação ativa do Sebrae/MS e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A medida viabiliza recursos para projetos e prevê a criação de um conselho municipal voltado à inovação e de ambientes especializados, como incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos. Além disso, também visa fortalecer a economia criativa e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.

Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, a nova legislação é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional, por representar um grande impulso à gestão competitiva, tanto no setor público quanto no privado, criando condições para o surgimento de novos negócios e oportunidades. “O município de Jardim, ao sancionar a lei, deixa de depender de um governo específico. A medida se torna uma política permanente, uma infraestrutura essencial para incentivar a inovação de forma contínua”, afirmou Senna.

Com a nova lei, Jardim cria um ambiente propício à cooperação entre governo, iniciativa privada e instituições de ensino para preparar o município e a região para oportunidades em turismo, agronegócio, comércio e logística, fortalecendo sua posição na Rota Bioceânica. Para Valéria Sun Hwa Mazucato, representante do Ecossistema de Inovação local, o momento é decisivo, pois impulsiona a formação de uma rede de lideranças e instituições para desenvolver estratégias alinhadas ao novo cenário trazido pela rota. “Com a Rota Bioceânica, surgem especulações comerciais, investimentos e um olhar de articulação muito maior. A inovação é uma ferramenta essencial: ela protege o território e permite que os talentos locais exercitem sua criatividade aqui, sem precisar sair”, disse.

Criação de soluções pensadas para a Rota Bioceânica

Para incentivar criações de soluções que apoiem os municípios na consolidação da Rota Bioceânica, a Maratona de Inovação foi outra atividade promovida durante o Bioceânica Experience. Mais de 200 participantes, entre empreendedores, acadêmicos e entusiastas do tema, desenvolveram ideias com o apoio de mentorias viabilizadas pelo Sebrae/MS.

Algumas propostas foram voltadas ao fortalecimento da economia local, como a criação de um aplicativo para que pequenos negócios possam cadastrar seus produtos com preços e descrições, facilitando a venda e dando mais visibilidade aos empreendedores. Outros projetos tiveram foco na experiência do turista, com sugestões que vão desde melhorias no acolhimento e no acesso a informações — como mapas e indicações gastronômicas — até análises sobre clima, horários de maior movimento e valores dos atrativos, visando orientar melhor quem visita à cidade.

Grupo vencedor da Maratona de Inovação do Bioceânica Experience

Após a conclusão da Maratona de Inovação, os projetos foram analisados por uma banca e os grupos que desenvolveram os mais bem avaliados foram reconhecidos em uma cerimônia na Praça do Encontro. O primeiro lugar na maratona foi conquistado pelo projeto “Via Lúmina Cicloturismo” que propõe um passeio ciclístico que conecte as rotas históricas ligadas à Guerra do Paraguai e Retirada da Laguna, passando por locais simbólicos e propriedades rurais. Uma das participantes do grupo vencedor foi Rafaela Menezes, que destacou o aprendizado proporcionado pela iniciativa. “Participar da maratona foi uma oportunidade única de colocar em prática ideias que podem se tornar soluções reais para a nossa região”, comentou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados