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08 de Março de 2025

Empreendedorismo

LGPD ainda é desconhecida para maioria dos pequenos negócios

Estudo do Sebrae aponta que 80% dos empreendedores já ouviram falar da Lei Geral de Proteção de Dados, mas apenas 5% sabem muito a respeito dela.

A pesquisa Maturidade em Privacidade nos Pequenos Negócios, do Sebrae, revelou dados importantes sobre o preparo do empreendedor para lidar com dados de clientes. Embora 80% dos empreendedores tenham ouvido falar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), apenas 5% sabem muito a respeito dela e 77% ainda não tomaram providência com relação à LGPD no seu negócio.

“A definição de maturidade digital de uma empresa se refere ao quanto ela está preparada, qual é a capacidade de utilizar tecnologias digitais para melhorar seus processos, bem como sua tomada de decisão”, explica o encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais do Sebrae, Geraldo Pimenta.

A pesquisa revelou que 52% dos empresários ainda não sabem medir o impacto de um incidente de segurança e têm pouca experiência em tratar dados sensíveis. Para Pimenta, quanto mais os pequenos negócios conhecerem o tema, melhor poderão utilizar o ambiente digital de forma segura e integra.

Adaptação necessária

A realização de estudos e pesquisas para maturidade em privacidade ajuda o planejamento e a execução de políticas públicas no tema voltadas para os pequenos empreendedores. O Sebrae oferece, além das frentes de capacitação e conscientização, consultorias especializadas para dar o suporte necessário em conformidade com a LGPD..

Segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 da Serasa Experian, 48% dos brasileiros já desistiram de uma compra on-line por falta de confiança no site ou aplicativo. O receio em ter informações vazadas corresponde a 37% das desistências. Portanto, ter um alto nível de confiança quanto à proteção dos dados pessoais pode ser uma vantagem competitiva, acredita Pimenta.

“Os pequenos negócios que estão em conformidade com a lei podem também estar aptos a fornecerem serviços para médias e grandes empresas que adotam a segurança como critério. Isso garante que os fornecedores não serão pontos de fragilidade no que diz respeito aos cuidados com os dados processados”, ressalta.

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