Política
Mais de 3,4 mil proposições e 433 projetos reafirmam compromisso da ALEMS com o desenvolvimento do Estado
Em 2024, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se destacou pelo empenho e dedicação na tramitação de 3.466 proposições, demonstrando um compromisso com o desenvolvimento social, econômico e político do Estado.
Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), este expressivo volume de propostas evidencia não apenas a capacidade de trabalho dos parlamentares, mas também o engajamento com as questões que afetam diretamente a vida dos cidadãos.
No início da sessão ordinária desta quinta-feira (12), o presidente apresentou o balanço anual das atividades legislativas. De 1º de fevereiro a 12 de dezembro tramitaram o total de 433 projetos, sendo 264 aprovados, 33 rejeitados e 136 permanecem em análise nas comissões. Foram 291 Projetos de Leis, 114 Projetos de Resolução, 8 Projetos de Decreto Legislativo, 18 Projetos de Lei Complementar e 2 de Emendas Constitucionais.
Nas 137 sessões realizadas, foram apresentadas 3.466 proposições, entre indicações (2.179), moções (701), requerimentos (246) e emendas (340). Foram realizadas 473 votações em plenário, 17 audiências públicas, 22 seminários, 6.357 ofícios expedidos, 8 visitas oficiais e 14 visitas de escolas.
“Ao longo do ano, diversas áreas receberam atenção especial. Projetos voltados para a educação, saúde, segurança pública e infraestrutura tiveram trâmite acelerado, com discussões aprofundadas nas comissões, nas audiências e no plenário. A agilidade na análise e votação dessas propostas resultou em mudanças significativas, que buscaram melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, a Assembleia se manteve atenta às demandas da sociedade, promovendo debates e ouvindo as necessidades dos servidores públicos estaduais”, destacou Gerson Claro.
Para o 1º secretário do Parlamento Estadual, deputado Paulo Corrêa (PSDB), os números refletem o trabalho árduo e comprometido dos parlamentares.
“O ano de 2024 foi de intensa produção legislativa. A Assembleia Legislativa se reafirmou como um pilar no fortalecimento da democracia e na busca por soluções inovadoras para os desafios do Mato Grosso do Sul”, afirmou.