agronegócio
Mato Grosso do Sul chega a 95% do plantio de soja e produção total prevista é de 15,1 milhões de toneladas
Mato Grosso do Sul se aproxima da conclusão do plantio da soja na safra 2025/26. De acordo com dados do projeto SIGA-MS divulgados nesta semana, o Estado já semeou 95,6% da área estimada, o equivalente a 4,583 milhões de hectares. A Região Centro lidera a operação, com 96,7% das áreas plantadas, seguida pelo Sul, com 96,4%, enquanto o Norte tem 90,7% do total semeado.
Com o avanço da semeadura, a maior parte das lavouras está nas fases finais de desenvolvimento vegetativo e início do estádio reprodutivo. Nas áreas mais adiantadas, as plantas já apresentam floração e formação de vagens.
Até o momento, 93,7% das lavouras do Estado apresentam boas condições, refletindo o bom potencial produtivo, com baixa ou controlada incidência de pragas e doenças. Entre as regiões monitoradas, o Sul concentra a maior proporção de áreas avaliadas como regulares, chegando a aproximadamente 20%. Já as condições consideradas ruins aparecem com maior frequência na Região Nordeste, com 1,9% das lavouras nessa categoria.
De acordo com o histórico das últimas safras, o plantio deve ser concluído até a primeira quinzena de dezembro. Para este ciclo, a projeção do SIGA-MS é de que Mato Grosso do Sul cultive 4,7 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 52,8 sacas por hectare e produção total prevista de 15,1 milhões de toneladas.
Para acompanhar mais detalhes do desenvolvimento da safra, clima e mercado de grãos, clique aqui.

