Cultura/Turismo
Médico comenta causa da morte de Cid Moreira e cita ‘desgaste natural’ nos últimos dias
No “Encontro com Patrícia Poeta” desta quinta-feira (3), Nélio Gomes Júnior, médico de Cid Moreira, relatou os últimos dias ao lado do apresentador, que faleceu nesta quinta-feira (3), em Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, onde morava. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, vinha tratando uma pneumonia e morreu de falência múltipla dos órgãos. O jornalista era casado com Fátima Sampaio.
“Fico contente por ter participado desses últimos 29 dias da vida dele e ter vivenciado um ambiente de carinho enorme entre ele e a Fátima. Parabéns, Fátima, pela resiliência e presença, você foi extremamente importante nos últimos dias. É o que a gente faz quando a gente ama”, disse.
No “Encontro”, Nélio também falou do prazer que foi poder participar dos últimos dias ao lado do jornalista. E contou que em alguns momentos chegou a acreditar que Cid Moreira voltaria para casa.
“Pude conviver com ele nesses 29 dias, tivemos momentos de esperança, ele queria voltar para casa. Dizia: ‘Vamos, menino, brincar de casinha por mais um dia”‘, disse.
Saúde fragilizada
Ainda no programa, Nélio falou um pouco de como andava a saúde de Cid Moreira nos últimos tempos. O médico afirmou que o jornalista apresentava um quadro de infecção e tinha dificuldade para se locomover.
“Ele já tinha um quadro de insuficiência renal crônica, fazia diálise. Apresentou um quadro de infecção por conta, provavelmente, deste quadro da diálise prolongada. Já vinha apresentando dificuldade para andar, com certa atrofia muscular”, explicou.
E ainda relatou um pouco mais sobre a saúde do apresentador: “Era um paciente de 97 anos, com o histórico de trombose venosa e há três anos fazendo diálise. Ainda teve infecções de repetição, várias sessões de antibióticos e atrofia muscular importante, e o desgaste natural do organismo”.
A notícia da morte de Cid Moreira foi divulgada na manhã desta quinta (3), no Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo, emissora em que Cid trabalhou por 26 anos. O jornalista foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional – principal telejornal do país -, e estreou com o noticiário em setembro de 1969.