Connect with us
10 de Janeiro de 2026

agronegócio

Melhoramento genético é impulsionado pela pecuária inteligente em fazenda de MS

Cláudio Zottesso e o filho Rafael Zottesso

Na Fazenda São Judas Tadeu, excelência em melhoramento genético é mais que objetivo é propósito. Para isso, o ambiente precisa ser seguro, prático e organizado. Cláudio Zottesso, ao lado de sua equipe de cinco colaboradores e da família, conduz a cria, recria e engorda de gado Nelore com resultados consistentes. Mas, diante de uma produção cada vez mais intensa, o pecuarista percebeu a necessidade de otimizar a gestão.

“Inicialmente, a dificuldade era no gerenciamento financeiro receitas e despesas. Participamos de muitos leilões, e controlar os pagamentos no papel é complicado. Eu precisava resolver esse gargalo o mais rápido possível”, conta Cláudio.

Com o apoio do filho, Rafael Zottesso  formado em Sistemas de Informação e professor no Instituto Federal do Paraná a propriedade vive, há três anos, um novo cenário: a pecuária inteligente.

“Desde 2022, estou migrando tudo o que antes era no papel para o computador. Começamos com planilhas e, hoje, utilizamos um programa que gerencia todos os processos da fazenda, desde a parte financeira até a automação”, explica Rafael.

“No sistema, conseguimos acompanhar as características de cada animal, ter um balanço da produção, controlar lucros e prejuízos e acessar diversas informações que nos permitem agir antes do erro. E isso só foi possível com a ajuda do Senar/MS”, completa.

Hoje, a família Zottesso recebe a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Mas Cláudio já participa das capacitações da instituição há mais de 15 anos. Evoluir junto ao Senar/MS é, para ele, a certeza de trilhar o caminho da excelência.

“O Diogo, técnico de campo que nos acompanha, me deu várias orientações no início. Lembro que voltei pra casa com uma folha cheia de anotações para melhorar o sistema. Além de gerenciar dados, estou implementando automações aqui. O pomar e a horta, por exemplo, são irrigados pelo comando do celular. Também instalamos câmeras em toda a fazenda, então consigo acompanhar tudo de qualquer lugar. Vamos iniciar 2026 com uma propriedade 100% digitalizada e acessível para todos os colaboradores”, afirma o professor.

As inovações também elevaram a qualidade de vida de quem faz a produção acontecer.

“A ideia é que, da porteira para dentro, a gente tenha mais segurança no trabalho e, consequentemente, mais eficiência. Se servirmos de exemplo para outros produtores, fico muito feliz”, diz Cláudio.

Para a família, esse avanço só foi possível porque o Senar esteve presente, oferecendo conhecimento, acompanhamento e incentivo contínuo. Hoje, eles colhem resultados: um rebanho mais eficiente, uma gestão moderna e uma propriedade que se torna referência – não apenas por produzir bem, mas por produzir com inteligência, inovação e visão de futuro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados