Economia
Economia empreendedora no Estado ganha ‘olhar diferenciado’ do Governo
![](https://conectems.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jaime-empreende-mais.jpg)
Um olhar diferenciado para as microempresas nos municípios, fomentando a inovação, a sustentabilidade e a competitividade dos pequenos negócios.
Este é um dos objetivos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) que apresentou hoje (05) junto com o Sebrae-MS, durante a segunda edição do “MS Empreende Mais”, as iniciativas para o desenvolvimento territorial e as estratégias voltadas aos pequenos negócios em 2025.
A solenidade reuniu empresários, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e demais autoridades. Entre elas, o governador de MS, Eduardo Riedel, que apresentou as ações em âmbito estadual que melhoram o ambiente de negócios, como nas áreas de logística, infraestrutura e desburocratização.
As metas do Governo foram destacadas pelo secretário titular da Semadesc, Jaime Verruck, reforçando a parceria entre as instituições para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. “Nós cuidamos da microempresa, e a micro está dentro do município. Por isso vamos olhar para o ambiente de negócios do municípios para fortalecer esta rede local”, destacou.
Os pequenos negócios representam 87% das empresas do Estado e foram responsáveis por 74% dos empregos gerados em 2024. No mesmo ano, o Sebrae realizou 968 mil atendimentos, abrangendo 278 mil clientes e 121 mil empresas, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior.
Ele enalteceu o trabalho do Sebrae-MS como parceiro e a Junta Comercial de MS e da Funtrab nos municípios como braços de apoio do Governo neste processo. “Hoje temos menor tempo de abertura de empresas do Brasil, temos casa do trabalhador em vários municípios. Estamos fazendo Road Map em todos municípios para avaliação de como as cidades estão em legislação, estrutura e mudanças climáticas. Incentivando os pequenos negócios, turismo, agricultura familiar. Enfim, temos condições de avançar em todos os setores”, afirmou.
Mas ele lembrou que para isso o Estado precisa avançar em parcerias com as administrações municipais. “O Governo continuará fazendo todo o trabalho de melhoria do ambiente de negócios,. Mas precisamos que essa transformação ocorra em cada município, garantindo agilidade, infraestrutura adequada, captação de investimentos e percepção do capital privado, pois o cenário é muito positivo”, disse Verruck.
Impulso aos pequenos negócios
Durante palestra, o governador Eduardo Riedel destacou as ações governamentais que impulsionam a economia do Estado, como o programa MS Ativo, que busca melhorar a qualidade dos serviços públicos e aumentar a competitividade dos municípios com base em indicadores.
Para colocar a estratégia em prática, as ações do Sebrae/MS contemplam capacitações para micro e pequenas empresas, rodadas de negócios, projetos em parceria com grandes empresas e suporte à internacionalização por meio de convênios e consultorias. Já na área de Atendimento ao Cliente, a expectativa é realizar atendimentos individualizados robustos para 1.000 empresas com visitas de diagnóstico e orientação em gestão.
Neste ano, o Sebrae também traz uma nova proposta de atendimento com o foco nos bairros, oferecendo suporte aos empresários e engajando uma atuação conjunta para o fortalecimento do comércio local. Ao todo, 50 ruas serão selecionadas para esse trabalho em Campo Grande e Dourados. Dentro dessa estratégia de descentralização, está a oferta de unidades móveis de atendimento que levarão orientações aos empreendedores de cada localidade.
No que se refere ao Desenvolvimento Territorial, a principal iniciativa é o programa Cidade Empreendedora, que visa impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios sul-mato-grossenses. No evento MS Empreende Mais, houve a assinatura de Protocolo de Intenção entre o Governo do Estado e o Sebrae/MS voltado a atuação conjunta para a execução do programa, que vai acompanhar neste ano 33 cidades, sendo que dessas, oito já foram selecionadas.
No campo da Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino, serão promovidas ações de diversidade e inclusão, além de suporte ao agronegócio, com capacitação e apoio a diferentes grupos, incluindo mulheres, idosos, povos originários e produtores rurais. Destaca-se o programa Sebrae Delas, que acelera negócios comandados por mulheres e cujo edital também foi lançado no MS Empreende Mais. Outra iniciativa relevante focada no público feminino é o Delas Day. O evento será realizado em março e reúne diversas instituições para dialogar sobre protagonismo e oportunidades para mulheres.
Cidade Empreendedora
O secretário falou ainda sobre o Programa Cidade Empreendedora, que é fruto da colaboração entre o Sebrae/MS e o Governo do Estado. O programa se coloca como um passo fundamental para o fortalecimento da economia local e o estímulo ao empreendedorismo nos nossos municípios.
“Nossa meta é o fortalecimento do ecossistema empreendedor local, com a criação de redes de negócios, capacitações e consultorias, permitindo que os gestores públicos e empresários adquiram as competências necessárias para implementar políticas públicas de desenvolvimento econômico e gestão empresarial”, enfatizou Verruck.
“Com isso, buscamos não só o fortalecimento da economia local, mas também a inclusão socioprodutiva, a promoção de novos negócios e o aumento da competitividade das empresas, permitindo que elas acessem novos mercados, ampliem sua atuação e gerem mais emprego e renda para nossa população”, complementou o secretário.
Ele finaliza dizendo que esta parceria trará benefícios concretos para todos os envolvidos e contribuirá para a construção de um futuro mais próspero e inclusivo para Mato Grosso do Sul. “Este é apenas o começo de uma jornada de transformação que resultará em um ambiente de negócios mais forte, competitivo e inovador em nosso Estado”, concluiu.