Connect with us
13 de Agosto de 2025

Cultura/Turismo

MIS recebe na semana que vem o Festival do Minuto com sessões acessíveis

O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vai receber na próxima segunda (18) e terça-feira (19) o Festival do Minuto. Na segunda-feira, haverá sessões para surdos e deficientes visuais, às 19 horas, sessão com áudio descrição e às 20 horas sessão legendada e na terça-feira a sessão será para todos os públicos. As exibições começam a partir das 19 horas e a entrada é franca.

O coordenador do MIS, Marcio Veiga, disse que o Museu está sempre de portas abertas para receber projetos inovadores, como o Festival do Minuto. “Não só pela tradição do Festival do Minuto, mas também pela grande perspectiva de receber produções muito inovadoras, porque para se fazer um filme em um minuto, há necessidade de se ter muita criatividade e muita capacidade técnica para se contar um enredo em apenas um minuto. Apenas 60 segundos. O Festival do Minuto já está há bastante tempo já em atividade e o MIS sempre com essa possibilidade de abrir as portas para ações inovadoras, ações realmente interessantes”.

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Ao longo de seus 31 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano – por correios – provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país.

Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente. Em 2007, ele se tornou totalmente online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los em nosso portal. Desde então, o acervo do Festival se expandiu em mais de 500%. Para isso, todos os meses são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos.

Além disso, anualmente, é realizada a Rede Melhores Minutos. Nela, são exibidos os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais distribuídos no Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros.

No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias.

Atualmente, possui um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Carlos Nader, Sara Não tem nome ,Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.

Em 2016, o Festival lança uma nova fase, com uma nova identidade visual, um portal mais moderno e novidades como geolocalização de vídeos e desafios de linguagem. Além disso, adotou a licença Creative Commons como padrão para disponibilizar o acervo e o próprio sistema do site.

Para acessar os filmes que serão exibidos, basta clicar AQUI.

O Museu da Imagem e do Som de MS fica no terceiro andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Telefone: (67) 3316-9178.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados