Empreendedorismo
Missão do Sebrae/MS ao Rio Grande do Norte: Inspiração para melhorias nas Salas do Empreendedor
Para aprimorar os serviços ofertados nas Salas do Empreendedor localizadas em Mato Grosso do Sul, um grupo de 17 profissionais, incluindo analistas-técnicos do Sebrae/MS e atendentes, visitou Salas do Empreendedor no Rio Grande do Norte. Durante a missão técnica, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de julho, os participantes exploraram as operações em Monte Alegre, Macaíba, São Paulo do Potengi, Boa Saúde, Várzea e Baía Formosa para conhecer boas práticas que possam ser implementadas em suas próprias regiões.
As Salas do Empreendedor são pontos estratégicos nas Prefeituras Municipais que facilitam processos como a abertura, regularização e baixa de empresas, além de oferecer serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). O Sebrae desempenha um papel fundamental nesses centros, fornecendo orientações essenciais para a gestão de micro e pequenas empresas. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 64 dessas Salas em operação.
A missão técnica ao Rio Grande do Norte proporcionou uma troca de experiências significativa e revelou práticas que podem ser adaptadas para aprimorar o atendimento nas Salas de Mato Grosso do Sul. Elainne Peres, atendente da Sala do Empreendedor de Dourados, destacou a importância da missão para a troca de experiências.
“A participação da Sala do Empreendedor de Dourados na missão técnica ao Rio Grande do Norte foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências sobre políticas públicas e aprender sobre boas práticas em empreendedorismo. Foi um momento para estabelecer parcerias e fortalecer redes de apoio, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de nossas regiões. A troca de conhecimentos foi enriquecedora, e saímos inspirados a implementar novas ideias em nossos municípios”, disse a atendente.
Elainne também comentou sobre a estrutura organizada das Salas do Empreendedor no Rio Grande do Norte e o impacto positivo observado. “O trabalho das Salas do Empreendedor no Rio Grande do Norte é muito bem estruturado e focado em oferecer um ambiente acolhedor e serviços que facilitam o acesso a informações e orientações sobre formalização e capacitação. Essa abordagem proativa e colaborativa tem um impacto significativo no fortalecimento do empreendedorismo na região”.
Karina Aparecida Silva Rodrigues, atendente da Sala do Empreendedor de Nova Andradina, concorda. “Foi muito interessante participar da Missão, pois conhecer as práticas de colegas de outros municípios e estados é sempre enriquecedor. Observamos ações que, mesmo com poucos recursos, têm um grande impacto, como a premiação para empresários locais. Estamos estudando a implementação dessas boas práticas aqui”, disse.
Dhiego Barão, analista-técnico do Sebrae/MS, ressaltou a importância da atuação dos profissionais. “Observamos em municípios de até cinco mil habitantes o quanto os agentes são engajados e o impacto positivo de uma boa atuação. Um bom agente de desenvolvimento pode influenciar diretamente no crescimento econômico, aumento do PIB (Produto Interno Bruto) e criação de um ambiente de negócios favorável”, reforça.
A missão técnica ao Rio Grande do Norte foi um marco para a troca de conhecimentos e a busca de novas formas de aprimorar as Salas do Empreendedor em Mato Grosso do Sul, com a promessa de implementar as melhores práticas e fortalecer o empreendedorismo local. Participaram representantes dos municípios de Amambai, Bela Vista, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.