Connect with us
26 de Abril de 2025

Economia

MS avança na transição energética com nova usina de biometano em Nova Alvorada do Sul

Mato Grosso do Sul terá em breve sua segunda usina de biometano produzido a partir de resíduos do setor sucroenergético. O grupo Atvos, que produz etanol e açúcar em três municípios de Mato Grosso do Sul recebe nesta quarta-feira (26) na Expocanas, em Nova Alvorada do Sul, a Licença de Instalação de sua primeira unidade de biometano a partir da vinhaça, investimento de R$ 350 milhões.

“Dentro do nosso programa Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro, temos uma linha estratégia de descarbonização de frota, fomentando a implementação de projetos de geração de biometano. No setor sucroenergético, a Adecoagro já segue nessa linha e agora a Atvos já vai construir a sua usina de biometano”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Juntamente com o governador Eduardo Riedel, Jaime Verruck entrega ao CEO da Atvos, Bruno Serapião, a LI (Licença de Instalação) da fábrica de biometano da Atvos, que será construída na unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul.

Além de substituir o diesel, o biometano também pode ser utilizado para uso industrial, substituindo o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o óleo combustível, e até mesmo em usinas termelétricas. “Isso demonstra o potencial de avanço desse combustível fundamental no processo de transição energética, trata-se de uma rota tecnológica de descarbonização de frota e também da produção, por meio da energia elétrica a partir do biometano”, acrescenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

“A Expocanas cresce a cada ano e, mais uma vez, abrirá os preparativos para a safra 2025/2026, reunindo autoridades, líderes e players relevantes do setor sucroenergético, além de trazer importantes discussões que vão moldar o futuro da bioenergia”, afirma Bruno Serapião. “No ano passado, anunciamos no evento o nosso primeiro projeto de biometano e reforço nosso compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, pois o estado tem papel fundamental para impulsionar a transição energética no Brasil e no mundo”, complementa o executivo.

A primeira operação de biometano terá capacidade instalada de 28 milhões de metros cúbicos e utilizará como insumos subprodutos da cadeia da cana-de-açúcar, como a vinhaça e a torta de filtro, reforçando o conceito de economia circular. Cerca de metade da produção será utilizada para abastecer a frota interna da companhia, substituindo o diesel e reduzindo significativamente a pegada de carbono da própria operação.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados