Connect with us
27 de Novembro de 2024

Política

Na ACP, Beto Pereira garante que vai recuperar a economia e investir na educação

O deputado federal Beto Pereira, candidato à Prefeitura de Campo Grande, garantiu, na noite de ontem (19), durante o debate promovido pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), uma série de ações estruturantes no intuito de recuperar a educação no município.

Beto afirmou que o primeiro passo neste sentido será a recuperação econômica de Campo Grande. A partir daí, será possível, afirma, honrar os compromissos que o executivo municipal campo-grandense deve aos profissionais da educação.

“Vamos recuperar a economia desta cidade e, recuperando a economia, garantiremos o piso salarial para os nossos professores. Vamos poder garantir o plano de Cargos e Salários para pagar esta dívida que o município tem para com nossos educadores, pagar o retroativo. Vamos realizar concursos públicos e chamar aqueles que esperam ser chamados”, afirmou.

Beto disse ainda que priorizará a gestão democrática do setor, otimizando a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fortalecendo a transparência dos processos seletivos – inclusive com a participação ativada ACP.

“Vamos dar condições dignas de trabalho para nossos professores, e não será com sala de lata, mas com reformas estruturais nas nossas escolas. Vamos dizer não a terceirização e manter um terço de hora atividade”, assegurou.

Beto Pereira é candidato a prefeito pela coligação “Juntos pela Mudança”, que conta com a vice Coronel Neidy. Essa aliança é formada pelos partidos da federação PSDB/Cidadania, além de PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL.

Ele ainda apresentou suas propostas para a educação de Campo Grande, com ênfase na necessária melhoria da infraestrutura das escolas da capital. Beto expôs sua preocupação com as obras inacabadas que se tornaram um símbolo de abandono e descaso nos últimos anos.

“Nós temos que discutir educação, e para nós isso é muito sério. Não merece desdém”, afirmou Pereira, ressaltando a importância de um ambiente escolar saudável que beneficie tanto alunos quanto professores. Para ele, a saúde física e mental dos educadores está diretamente relacionada às condições de trabalho que lhes são oferecidas.

Pereira anunciou o lançamento do projeto “Obra Inacabada Zero”, uma iniciativa que visa eliminar as 70 obras inacabadas que se espalham pela cidade. “Temos quase uma dezena de escolas que, hoje, servem como alojamentos para drogados e refletem sérias mazelas sociais. O custo para concluir essas obras é muito maior do que seria necessário se tivessem sido finalizadas no prazo”, explicou.

O candidato ressaltou que o governo do Estado tem avançado em implementações alinhadas ao Plano Nacional de Educação, que pretende, até 2024, garantir que pelo menos 50% das escolas funcionem em período integral. Entretanto, Pereira criticou a administração municipal, apontando que, dentre as 99 escolas de Ensino Fundamental, apenas seis operam com esse modelo. “Quem não cumpre as metas do Plano Nacional é justamente a prefeitura de Campo Grande”, declarou.

Com suas propostas, Beto Pereira busca não apenas transformar a realidade das escolas da cidade, mas também garantir um futuro mais promissor para as crianças e jovens de Campo Grande. A estrutura física das instituições, segundo Pereira, deve ser uma prioridade para todos aqueles que se preocupam com a formação e o bem-estar das novas gerações.

Beto garantiu também que irá quitar a dívida de precatórios que a gestão municipal tem com professores e servidores da Educação. A solução, segundo Beto, passa por buscar acordos na Justiça para garantir o pagamento dos valores de horas trabalhadas.

“Campo Grande tem uma dívida com os professores e com os servidores públicos. E eu não vou deixar que essa dívida vire, amanhã, um precatório. Vamos fazer um acordo nos autos com a ACP, com os professores e com os servidores. Não vai ter professor que vai deixar seu precatório para seu filho ou com seu neto”, afirmou o candidato.

A importância dos servidores na Educação e na formação das crianças e adolescentes de Campo Grande também foi destacada por Beto durante o debate. “Vamos garantir que a Educação não seja formada só por professores. São porteiros, merendeiras, servidores da administração e do secretariado”.

Ele pontuou que a tecnologia será um dos principais aspectos a serem priorizados na educação em Campo Grande nos próximos anos. “A infraestrutura escolar objeto constante de nossa atenção, com a proposta de ofertar escolas dignas, com tecnologia de ponta e manutenção adequada”, afirmou Beto, respondendo a uma pergunta da professora Maria Lúcia Muniz.

Segundo o candidato, é essencial promover a adoção de inovações pedagógicas que transformem as escolas em ambientes atraentes, com foco na cidadania. Para isso, Beto pretende promover uma ampla reestruturação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), alinhando-a às necessidades da comunidade escolar e às prioridades da gestão educacional.

Ele citou a eliminação das salas de tecnologia nas escolas municipais da capital, e disse que trabalhará para modernizar o setor. “Precisamos ofertar novamente estas salas, investir em laboratórios e em robótica; instrumentos e equipamentos para educação de qualidade, não podemos conviver este caos e achar que é normal”, disse Beto.

A conectividade digital será outro marco de sua administração. Beto quer implantar internet de alta velocidade em todas as escolas, urbanas e rurais, além de equipar as salas com laboratórios, computadores e lousas digitais. “A tecnologia será uma aliada na aprendizagem, com ênfase em atividades de robótica e no uso de tablets e outros dispositivos”, sustenta o candidato.

Ao fim do debate, ele assinou uma carta compromisso que visa fortalecer a educação na capital sul-mato-grossense. Beto destacou a relevância da participação popular na construção de um plano de governo que corresponda às necessidades dos educadores e da comunidade escolar.

“Entregar a carta compromisso assinada é um grande passo. Agradeço pela realização deste debate, que se mostrou extremamente produtivo e essencial para a valorização dos nossos educadores. Tivemos a participação de diversos profissionais da educação, que contribuíram para a formatação de um plano de governo atrelado à vontade popular”, disse Pereira.

O deputado fez questão de ressaltar sua conexão familiar com a luta pelos direitos dos professores, lembrando do legado de seu pai, o ex-senador Valter Pereira, um defensor incansável da educação. Emocionado, ele mencionou um agradecimento especial a uma honrosa menção presente no livro comemorativo de 70 anos da ACP, destacando a trajetória de seu pai e suas contribuições ao longo da história.

No conteúdo da carta compromisso, Beto Pereira assumiu diversos compromissos, incluindo o cumprimento integral da Lei nº 7.119, de 4 de outubro de 2023, que trata da integralização do valor do piso nacional do magistério, bem como o respeito ao Plano de Cargos e Carreiras do Magistério Público Municipal. Ele também se comprometeu a estabelecer um cronograma para o pagamento de valores retroativos e a garantir uma gestão democrática nas unidades de ensino.
A proposta ainda prevê a manutenção da isonomia salarial entre professores efetivos e temporários e a aprimoramento do processo seletivo para docentes, assegurando transparência e celeridade nas convocações, com a participação da ACP.

“Meu histórico na educação é sólido. Fui responsável pela implementação da primeira escola em tempo integral e trabalhei para erradicar as filas nas vagas de creche, além de promover a distribuição de um computador por aluno nas redes municipal e estadual. Sempre valorizamos os professores e conseguimos resultados expressivos, motivo pelo qual deixei a prefeitura com 94% de aprovação. Vamos juntos mudar Campo Grande”, finalizou Beto.

A assinatura da carta compromisso representa um passo significativo na candidatura de Beto Pereira, que busca unir esforços para transformar a educação em Campo Grande e garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento aos profissionais da área.

Beto Pereira é candidato a prefeito pela coligação “Juntos pela Mudança”, que conta com a vice Coronel Neidy. Essa aliança é formada pelos partidos da federação PSDB/Cidadania, além de PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados