Empreendedorismo
O poder das escolhas para uma jornada de sucesso
A jornada para se alcançar o sucesso, seja no mundo dos negócios, esportes, familiar ou em qualquer outro, passa pelas escolhas diárias em prol de um objetivo, mesmo que para isso, sejam necessárias abdicações. Esta foi a mensagem que Hortência Marcari, ex-jogadora de basquete e considerada uma das maiores atletas nas quadras, deixou ao público na III Conferência Estadual da Mulher Advogada, nesta quarta-feira (19), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Mato Grosso do Sul (OAB-MS) em Campo Grande.
O evento é uma iniciativa da OAB-MS, com o apoio do Sebrae e outros parceiros, e reúne principalmente o público feminino em torno da discussão de temas como gestão, motivação e oportunidades na carreira. Na data, Hortência Marcari, apresentou os caminhos para chegar aonde chegou. “São escolhas que fazemos e temos que respeitar a escolha das pessoas. Eu não escolhi o caminho de ser ‘mais ou menos’. Escolhi ser a melhor, independentemente se fui ou não. O que mais importa é o caminho que você escolhe”, recomendou.
Após a carreira nas quadras, onde se tornou a maior pontuadora da história da seleção brasileira, tendo disputado cinco mundiais e alcançado reconhecimentos na “Women’s Basketball Hall of Fame” e “Fiba Hall of Fame” – ambos dedicados a profissionais colecionadores de recordes internacionais de basquete, atualmente, Hortência é empresária, palestrante e faz parte do time de ouro da Rede Globo.
“A primeira coisa que a gente tem que descobrir é: Qual é o nosso verdadeiro dom. O que gostamos de fazer, o que somos felizes fazendo. O dom é como se fosse uma pedra preciosa, que você colhe e é muito valiosa, mas não brilha. Você vai ter que lapidá-la para ela brilhar. É aí que começa o negócio das escolhas. É preciso colocar em primeiro plano o seu objetivo”, disse Hortência.
Empoderamento feminino
A palestra com a ex-atleta foi viabilizada pela OAB-MS a partir de uma parceria com o Sebrae. A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforça que a instituição possui uma atuação de referência no empreendedorismo feminino, e por isso, apoiar demais ações que visam o empoderamento da mulher na sociedade são estratégias que corroboram com este trabalho.
“O Sebrae apoia o empreendedorismo feminino, é uma prioridade há mais de 14 anos na nossa estratégia. Nós, sociedade civil organizada e eu como o Sebrae, reafirmo nosso compromisso em apoiar eventos como esse, onde o empoderamento feminino é uma prioridade”, defende Amarilha.
Ainda de acordo com a diretora, o comprometimento com pautas ligadas às mulheres é fundamental para uma sociedade mais justa, inclusive quando o assunto é empreendedorismo. “A cada 10 empresas que nascem, seis são iniciativas de mulheres, mas, três anos depois, a cada 10 empresas que morrem, quase sete também são de mulheres. Então temos este desafio, e por que isto ocorre? Porque a mulher é cuidadora, porque ela não consegue se dedicar só ao seu negócio, porque tem tripla jornada, tem dificuldade na gestão. Então, é necessário trabalharmos para reverter isso”.
A Conferência Estadual da Mulher Advogada também inclui homenagens a profissionais da advocacia, rodas de conversa, além de palestra com a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Daniela Teixeira. “Nossa conferência, cujo tema, ‘Empreender e Inovar’, reflete os desafios e as oportunidades que nós temos à frente. A luta de mulheres vem abrindo caminhos para cada uma de nós. A paridade de gênero é uma realidade no sistema OAB, um marco que nos fortalece como instituição e como mulheres”, disse na ocasião Beatriz Sampaio, conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.