Economia
Obras da alça de acesso em Porto Murtinho avançam e serão concluídas junto com a ponte da Rota Bioceânica

As obras da alça de acesso à ponte bioceânica, que vai ligar Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai), estão em pleno andamento. Com 13,1 km de extensão, o trecho vai conectar a BR 267 diretamente à ponte sobre o rio Paraguai.
O deputado estadual Paulo Corrêa esteve visitando as obras deste trecho e destacou o empenho da ministra do Planejamento, Simone Tebet, na liberação dos recursos para construção da alça de acesso.
“A ação conjunta do Governo do Estado, bancada federal e da Ministra Simone tem sido fundamental para fazer do Mato Grosso do Sul a referência para toda a rota bioceânica,” argumentou Paulo Corrêa.
O investimento total é de R$ 471 milhões e a conclusão está prevista para março de 2026, junto com a entrega da ponte. A obra está sendo executada pelo Consórcio PDC Fronteira com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além da alça de 13,1 quilômetros, o projeto inclui o contorno rodoviário de Porto Murtinho e o centro aduaneiro que fará o controle fronteiriço.
A estrutura será composta por vãos de 20 metros entre os pilares, formando um viaduto contínuo até a ponte principal. O projeto detalhado prevê uma pista de rolamento com 7,2 metros de largura, acostamentos de 6 metros e 18 bueiros, cinco deles destinados à passagem de fauna. A alça também incluirá um viaduto sobre a BR-267, seis pontes de concreto e uma extensão total de 1.360 metros.
Bioceânica
Cravada dentro do Pantanal Sul-mato-grossense, a porta de entrada da Rota Bioceânica avança sobre o rio Paraguai. A ponte da Bioceânica, entre Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Brasil, também está em ritmo acelerado, com 63,91% de execução e previsão de conclusão até março de 2026.
A ponte, que está sendo construída pela administração paraguaia da Itaipu Binacional, terá 1.294 metros de extensão, incluindo uma seção estaiada de 632 metros sobre o rio Paraguai, com vão central de 350 metros. Os pilares principais terão 130 metros de altura.
As estruturas de concreto armado dos viadutos de acesso já foram finalizadas, assim como a rampa de acesso no lado paraguaio. A próxima etapa envolve a montagem das aduelas, componentes que formarão o tabuleiro da ponte, utilizando carros de avanço fornecidos por empresas de São Paulo. Esse método permite a construção segura e eficiente em altura, garantindo precisão e estabilidade ao projeto. O custo total da ponte é de R$ 575,5 milhões.
Impacto estratégico da Rota Bioceânica
Quando concluída, a Rota Bioceânica representará um marco para a logística internacional, conectando o Atlântico ao Pacífico e fortalecendo a integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Segundo a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), a rota poderá reduzir em até 9,7 mil quilômetros o trajeto marítimo de exportações brasileiras para a Ásia, com ganho de 23% no tempo de transporte, equivalente a cerca de 12 dias.
Acompanhe no vídeo feito as obras na alça de acesso à Ponte Bioceânica: