Segundo a conselheira do Sebrae/MS e diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Cristiane Bissoni, a iniciativa é uma grande oportunidade para o empreendedor. “É um espaço valioso para quem já empreende ou está começando. Uma oportunidade para os microempresários aproveitarem ao máximo cada aprendizado, pois ele pode ser o impulso que faltava para fortalecer o seu negócio e contribuir para o crescimento da nossa economia”, afirmou.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça destacou a importância da iniciativa para fortalecer o empreendedorismo local. “A Semana do MEI é uma grande ação para apoiarmos quem empreende. Com mais de 70 pontos de atendimentos no Estado, nosso intuito é estar ainda mais próximo desse empresário para ajudá-lo a aumentar o faturamento dos negócios. A formalização e a capacitação constante são fundamentais para que as empresas possam aproveitar as oportunidades e fazerem parte do processo de desenvolvimento de MS”, destacou Mendonça.
Na data, o evento também contou com a presença do conselheiro do Sebrae/MS e presidente da AMEMS, Fernando Ribeiro Martins, e reuniu um público diverso entre empreendedores, colaboradores do comércio e pessoas que desejam ter o próprio negócio.
Dicas práticas e inspiração
Manu da Peixaria abriu as palestras da noite ao apresentar aos participantes a trajetória que traçou no empreendedorismo e como superou os desafios. Com a palestra “Como Vender seu Peixe”, ela mostrou como pequenos detalhes fazem a diferença na construção de uma marca. Também ensinou técnicas práticas para fidelizar clientes e destacar o valor do produto além do preço.
“Pessoas se conectam com pessoas. Tudo o que está entre alguém que quer comprar e alguém que quer vender é marketing. Mostrar os bastidores do seu negócio – a cozinha limpa, os insumos de qualidade – faz o cliente enxergar o valor do que você oferece. Quando colocamos amor no que fazemos, o resultado vem naturalmente”, expôs
Com uma história de vida marcada por superação, Rick Chesther cativou o público ao relatar o caminho que trilhou no empreendedorismo – desde vender água nas ruas do Rio de Janeiro até se tornar palestrante internacional e autor best-seller. Durante a palestra, ele desmistificou o que é empreender, reforçando que não existe fórmula mágica, mas sim trabalho duro e visão clara.
“O sucesso não vem em seis meses, eu levei quatro décadas no anonimato. Minha história existe porque não desisti depois de um ano, cinco anos, nem mesmo depois de quarenta anos de caminhada. Nada consegue parar quem decide lutar até alcançar o extraordinário, mesmo que os resultados demorem. Há dois problemas cruciais nos empreendedores hoje: primeiro, a falta de resiliência para suportar o processo. Segundo: o conhecimento que fica só na teoria. Não adianta vir ao Sebrae e não praticar o que aprendeu no dia a dia. Esses são os calcanhares de Aquiles: buscar conhecimento sem aplicá-lo e não ter estrutura emocional para aguentar o processo. O empreendedorismo não é sobre sorte ou timing – é sobre persistência e prática constante”, reforçou Rick.

Conhecimento que transforma
Quem participou das palestras se inspirou com a história dos empresários convidados e teve a oportunidade de aprender como melhorar o negócio. Neyvaldo Marques da Costa, por exemplo, se formalizou como Microempreendedor Individual (MEI) há uma semana e enxergou a participação na palestra como um passo importante para melhorar a vida profissional. Ele possui uma história de 40 anos no ramo de estofados. “Percebi que não adianta apenas trabalhar e não mostrar o seu negócio, sempre trabalhei para os outros, com diversos cargos e funções e agora depois de 40 anos resolvi empreender e as histórias de hoje foram importantes para essa nova fase do meu trabalho”, contou.
Ian Villalba Gutiérrez, atua na área da confeitaria, com foco em brigadeiros gourmet, e foi outro empreendedor que buscou na programação formas de melhorar o negócio. Admirador do palestrante Rick Chesther há bastante tempo, Ian revelou que já acompanha o empresário nas redes sociais e não iria perder a oportunidade de vê-lo de perto. “Vim para conhecê-lo pessoalmente, pois essas oportunidades são valiosas para quem busca aprender mais. Palestras assim agregam muito conhecimento, principalmente para quem atua nesse ramo. São oportunidades importantes para evoluir como empresário”, afirmou.
Gabriela Ferreira, de 20 anos, é uma jovem empreendedora que já comanda uma empresa de doces há três anos e está iniciando um novo negócio. Ela destacou a importância desse tipo de conteúdo para quem busca se desenvolver no mundo dos negócios “Achei interessante porque até quem não sabe nada com a palestra da Manu consegue entender o básico do marketing e ter ideias. Eu me identifiquei, pois desde o começo da minha empresa de doces eu já aplicava algumas das estratégias que ela falou, como pesquisar o mercado e conhecer o público”, comentou. Para ela, palestras como essa são essenciais para quem está começando ou deseja expandir seus horizontes no empreendedorismo.

Serviços gratuitos
Além das palestras, a Semana do MEI oferece até sexta-feira (30) atendimentos presenciais para regularização de débitos, emissão de documentos (como a Declaração Anual do MEI), alterações cadastrais e formalização de novos negócios. Os serviços estão disponíveis em todo o Estado e os pontos de atendimento disponíveis em cada cidade podem ser consultados por meio do site semanadomei.ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.