De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon, a instituição acredita fortemente que a moda é transformadora de vidas, do comércio e das pessoas. “A moda gera empreendedorismo e emprego. Por isso, apoiar eventos como o Pantanal Fashion Week, trazendo uma referência como a Daniela Falcão, é tão importante. Esse é um evento que vem se consolidando no cenário sul-mato-grossense de moda e representa um momento de celebrar, mas, sobretudo, de valorizar as nossas marcas e produtores locais”, destacou.

Na noite de sexta-feira (5), Daniela Falcão palestrou para o público presente, compartilhando sua trajetória e experiências à frente de importantes veículos de moda, além de abordar tendências e oportunidades para marcas regionais se posicionarem em um mercado cada vez mais competitivo.
“Fiquei muito bem impressionada com a iniciativa do colegiado de moda e das marcas locais em se unirem e buscarem o apoio de instituições como o Sebrae para fazer a cena acontecer. Muitas vezes, vejo marcas autorais ficarem esperando que algo aconteça por elas, mas, na verdade, sozinhas não conseguem avançar. Quando se unem e contam com o apoio de órgãos ligados ao empreendedorismo e ao fomento da moda, é possível crescer. Antes de pensar em conquistar o país, é fundamental que as marcas testem seu próprio público localmente. E um evento como este é essencial: ele tem passarela, experiência de venda e espaço para debate, elementos que fazem a moda autoral ganhar força. Foi minha primeira vez em Campo Grande e pude conhecer marcas muito interessantes, com propostas de reciclagem. É inspirador ver como o autoral encontra caminhos únicos em cada lugar”, enfatizou Daniela Falcão.
O evento foi realizado pelo Colegiado Setorial de Design e Moda de Campo Grande e do Estado de MS e a sua coordenadora, Nair Gavilan contou sobre a iniciativa do evento. “A parceria do Sebrae tem sido fundamental para dar visibilidade e formalização ao trabalho da moda autoral em Mato Grosso do Sul. Muitas vezes, nossos artistas ficam invisibilizados pela cadeia do fast fashion, mas eventos como o Pantanal Fashion Week mostram a diversidade e a força criativa do Estado. O Sebrae veio somar, trazendo nomes de relevância, o que ajuda a impulsionar nossos criadores e a projetá-los em nível nacional”, afirmou Nair Gavilan.
Expositores celebram oportunidade de apresentar marcas e gerar novos negócios
A programação também contou com a feira de empreendedores, que reuniu expositores locais para apresentar produtos e fortalecer conexões com o público consumidor.
Emília Leal é a criadora da marca Emília Leal Arte Nativa e conta com entusiasmo sobre a participação no evento. “Trabalho com sustentabilidade e estar no Pantanal Fashion Week tem sido uma experiência incrível. Estamos contando com o apoio do Sebrae, que acredita no potencial desse evento e dos nossos negócios. Além disso, ter uma referência como a Daniela Falcão, que fez história na Vogue, prestigiando nossa semana de moda, é muito significativo para todos nós”, destacou a expositora.
Já Fábio Castro, da marca Toyché, também evidenciou a realização do evento. “Participar do Pantanal Fashion Week, na sua segunda edição, é muito importante. Eventos como este fomentam os empreendedores de moda da cidade, nos incentivam a produzir, mostrar nosso trabalho para mais pessoas e fortalecer toda a cadeia produtiva da moda — desde estilistas até costureiras e bordadeiras. São oportunidades que estimulam a melhoria contínua, o aperfeiçoamento e a entrega de produtos de maior qualidade para o público”, afirmou Fábio Castro.
“Um evento como este é essencial: ele tem passarela, experiência de venda e espaço para debate, elementos que fazem a moda autoral ganhar força”, destacou Daniela Falcão
Com desfiles que apresentaram coleções inéditas e já lançadas, o Pantanal Fashion Week marcou a chegada das tendências primavera/verão, posicionando Mato Grosso do Sul no mapa da moda autoral brasileira.