Connect with us
03 de Julho de 2025

agronegócio

Pantanal Tech discute o futuro da defesa agropecuária em painel com lideranças nacionais e estaduais

O segundo grande painel do primeiro dia da Pantanal Tech MS 2025 colocou em evidência um dos pilares estratégicos para o agro brasileiro: a defesa agropecuária. Com o tema “O Papel do MAPA no Contexto da Defesa Agropecuária do Brasil”, o debate reuniu autoridades técnicas, representantes de instituições públicas e lideranças do setor produtivo para discutir os avanços, desafios e o protagonismo do Brasil no cenário internacional.

A mesa foi moderada por Fabiana de Andrade Melo Sterza, coordenadora do Mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e contou com a participação de:

• Marcelo Mota, Diretor do Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);

• Daniel Ingold, Diretor-Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO);

• Marcelo Bertoni, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

Abrindo o painel, Daniel Ingold apresentou os avanços tecnológicos da IAGRO na gestão da defesa agropecuária de Mato Grosso do Sul. Ele detalhou como o uso de inteligência artificial, cruzamento de dados de cadastro, vigilância e movimentações estruturais está permitindo maior precisão na antecipação de cenários e na identificação de riscos sanitários. “Estamos integrando sistemas e implementando a rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos, conforme diretrizes da PNIB (Protocolo Nacional de Identificação Individual de bovinos e búfalos). Isso representa um salto de qualidade na gestão do nosso rebanho e agrega valor aos nossos produtos, com mais transparência e controle”, afirmou.

Na sequência, Marcelo Mota ressaltou o papel estratégico do MAPA nas negociações comerciais internacionais. “O Ministério da Agricultura é hoje um dos grandes responsáveis pelo posicionamento do Brasil nas mesas de negociação globais. Seja em acordos bilaterais, regionais ou multilaterais, a confiança sanitária é um diferencial que abre mercados e sustenta nossa liderança nas exportações do agronegócio”, destacou.

Encerrando o painel, Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL, reforçou o compromisso do setor produtivo com a sanidade animal e a preservação do status sanitário conquistado pelo Brasil. “Trabalhamos para manter o país livre da febre aftosa sem vacinação, e esse é um esforço coletivo que envolve décadas de dedicação de produtores, técnicos, entidades e órgãos de governo. Lamento, no entanto, a politização de um momento que deveria ser de celebração nacional. A defesa agropecuária exige união, responsabilidade e visão de futuro”, declarou.

O painel reforçou a importância da integração entre ciência, tecnologia, gestão pública e setor produtivo na consolidação da imagem do Brasil como potência agropecuária segura, confiável e comprometida com a sanidade animal.

A Pantanal Tech MS 2025 segue até o final da semana com uma intensa programação voltada à inovação, sustentabilidade e transformação do agronegócio brasileiro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados