Esportes
Paratletas de Mato Grosso do Sul se preparam para o Meeting Paralímpico com treinamento intensivo na capital

Com o objetivo de preparar os atletas para o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que acontecerá em 10 de maio, em Campo Grande, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promoveu o 1º Treinamento Intensivo Paralímpico no último sábado (15). A iniciativa contemplou as modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa, proporcionando aos participantes uma imersão nas metodologias de alto rendimento esportivo.
As aulas foram ministradas por professores especialistas em cada modalidade específica. Os atletas que representarão Mato Grosso do Sul no Meeting Paralímpico Loterias Caixa são de oito municípios: Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante e Sidrolândia. Ao todo, a delegação conta com 40 atletas no atletismo, 25 na natação, 18 na bocha e 24 no tênis de mesa.
Anne Thalita, responsável pelo setor de paradesporto da Fundesporte, destaca que o treinamento foi proveitoso e permitiu que os técnicos conhecessem melhor cada atleta.
“Nós conseguimos alcançar nosso objetivo, que era oferecer um treinamento mais direcionado para a competição e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores a oportunidade de avaliar e estar com os atletas antes do Meeting Paralímpico. Antes, enfrentávamos a dificuldade de só ter esse contato no dia da competição, o que dificultava a análise do desempenho e os ajustes necessários no treinamento”, explica a professora.
Os treinamentos de atletismo, aconteceram no Parque Ayrton Senna, a bocha e o tênis de mesa na Escola Municipal Rafaela Abrão e a natação na piscina da UFMS.