Connect with us
15 de Julho de 2025

Empreendedorismo

Parceria entre Sebrae e Aurora promove trilha de conhecimento e impulsiona a suinocultura em MS

Convênio fortalece pequenos produtores com qualificação técnica, consultorias e formação prática, ampliando a produtividade e a renda no campo.

Há mais de 25 anos, o Sebrae/MS, e a Aurora Alimentos desenvolvem um trabalho conjunto para fortalecer a suinocultura em diversos estados do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul. Por meio do convênio de encadeamento produtivo, a parceria oferece capacitação, consultorias técnicas e Dias de Campo que preparam os produtores para atender às exigências da indústria, melhorar o desempenho nas propriedades, reduzir a mortalidade animal e ampliar práticas sustentáveis.

Em 2025, produtores associados à Cooperativa Agropecuária São Gabriel (Cooasgo) e à Copérdia participam da trilha de qualificação. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Vinícius Pacheco, o ciclo do programa teve início no ano passado e segue até abril de 2026. “Essa iniciativa ajuda os pequenos produtores a inovarem, melhorarem processos, reduzirem impactos ambientais e aumentarem a competitividade tanto no mercado nacional quanto internacional. A parceria está alinhada ao propósito do Sebrae de tornar os pequenos negócios protagonistas do desenvolvimento sustentável do país”, pontuou.

De acordo com o gerente de desenvolvimento rural cooperativo da Aurora, Marcos Tolentino Lopes, a trilha de conhecimento aplicada nas capacitações ajuda a concretizar o quinto princípio do cooperativismo, que trata da educação, formação e informação. “Desenvolvemos a trilha com etapas como o curso De Olho na Qualidade Rural, Qualidade Total Rural e Sustentabilidade, sempre com apoio metodológico do Sebrae. Essa metodologia já trouxe ótimos resultados, como maior organização nas propriedades, melhor conversão alimentar e ganho de produtividade. Os produtores relatam mudanças práticas e efetivas após as capacitações”, afirmou.

Segundo o presidente da Coasgo, Rainer Josef Ruiz De Geoeghr, a qualificação oferecida aos produtores associados tem gerado transformações expressivas. “A gente fica muito feliz pelos resultados que temos alcançado nos últimos anos. Tem se provado que a forma como isso é aplicado para o nosso suinocultor tem sido muito gratificante, pois vemos uma evolução constante ano após ano, especialmente no que diz respeito ao 5S. São cursos importantes que ajudam o produtor a organizar a propriedade desde a área de finanças até o dia a dia da fazenda em todos os segmentos. Muitos, inclusive, têm levado esse conhecimento para dentro de casa, organizando até as contas pessoais”, ressaltou.

Representantes do Sebrae/MS, Aurora e Coasgo marcaram presença em primeiro dia de capacitação.

Conhecimento na prática

Temas como sustentabilidade, gestão e segurança são trabalhados com os produtores na trilha de conhecimento. Neste mês, suinocultores associados à Copérdia começaram nesta jornada com a primeira fase de qualificação – o curso “De olho na qualidade rural”, que teve início no dia 9 de julho, em Campo Grande. A ação ensina os participantes a aplicarem o método “5S” que inclui boas práticas de descarte, organização, limpeza e higiene, o que promove ambientes mais eficientes e seguros nas propriedades.

Em Campo Grande, produtores associados à Copérdia participaram de curso de qualificação.

Já em São Gabriel do Oeste, neste mês, os produtores filiados à Cooasgo iniciaram a segunda fase do curso “Qualidade total rural” e participaram do 2º Dia de Campo, promovido no dia 11 de julho, na Granja Paraíso Alto. Com a apresentação de novas tecnologias e boas práticas, o evento trouxe palestras sobre natalidade, biosseguridade e gestão de pessoas. Por meio do projeto, são atendidas propriedades localizadas em São Gabriel do Oeste, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde e Rio Negro associadas à Coasgo.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Cíntia Esgalha, explica que o objetivo do programa é criar uma cultura de gestão. “A intenção principal é transformar a propriedade em uma empresa rural, organizada, eficiente e com sustentabilidade. Esses cursos trazem a possibilidade de reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir melhores resultados no dia a dia do produtor. A adesão tem sido cada vez maior. Inicialmente, prevíamos atender de 15 a 18 propriedades neste ciclo, mas já alcançamos 25 e com interesse crescente para os próximos anos”, destacou.

Em São Gabriel do Oeste, qualificações trabalham temáticas como gestão e sustentabilidade nas propriedades

Evolução na suinocultura

O conhecimento oferecido tem trazido resultados expressivos para os produtores. Maria de Lurdes Poli, do Sítio Rabicó, em São Gabriel do Oeste é exemplo disso. Participante da trilha de qualificação, ela afirma como o aprendizado fez a diferença. “Nunca tinha feito nenhuma capacitação em suinocultura e estou aprendendo muito. Como comecei agora na atividade, estou conseguindo aplicar o conhecimento que adquiri e, além disso, o conteúdo tem me ajudado a orientar melhor o nosso funcionário e conseguir resultados melhores”, expôs.

Outro produtor que começou recentemente na atividade é Edson Oliveira. Ele pontua como a qualificação tem trazido novas possibilidades. “O curso vem para somar e abrir a nossa visão de forma mais ampla, estratégica. Ele torna a gente mais capaz de atuar em várias áreas, inclusive econômica, social e sustentável. Estou começando do zero e espero aplicar tudo isso na prática para construir uma suinocultura sustentável”, comentou.

Já para a produtora Lindaura Urias, que participa pela segunda vez da capacitação, o conhecimento adquirido tem sido decisivo para a gestão da propriedade. “É superimportante. Quando a gente não faz, não sabe o quanto pode agregar no nosso dia a dia. Aprendemos sobre organização, administração, parte financeira, social e sustentável. O que mais me chamou a atenção foi o financeiro. Se você fizer com clareza, sabe onde investir e o que dá retorno. A capacitação tem me dado esse norte”, observou.

Roque Buzanello, que participou da 2ª edição do Dia de Campo, também compartilhou sua experiência. “Acho muito importante essa interação entre os produtores, promovida pelo Sebrae. Há um aumento de conhecimento e uma troca de experiências valiosa. A capacitação amplia nosso potencial no trabalho diário, trazendo novas formas de produzir com mais eficiência”, concluiu.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados