Esportes
Paulinho acerta com Palmeiras, Rafinha se despede do São Paulo e Flu se reforça
Sexta-feira de chegadas e despedidas no mercado brasileiro, com negócios como o capítulo final da ida do atacante para o Verdão e a saída oficializada do lateral-direito do Tricolor Paulista.
extou na Central do Mercado no clima de chegadas e despedidas. O dia foi especial nesse sentido para Palmeiras e Atlético-MG, com o acerto do atacante Paulinho com o V erdão que, para compensar a perda do Galo, envolveu a transferência de dois jogadores. Teve adeus também no São Paulo, com a confirmação da saída do lateral Rafinha, que deve ir para o Coritiba.
Por outro lado, não vai ter despedida de Richarlison do Tottenham, que chegou a se reunir com o Fluminense, mas comunicou que quer manter o jogador, e nem o encontro do Santos com o treinador Gustavo Costas, que renovou com o Racing. No Grêmio, ainda pode ter a chegada do técnico Pedro Caixinha, mas a coisa ficou mais difícil.
Confira as principais notícias desta sexta-feira no nosso Resumo da Central.
Na principal notícia do mercado do futebol brasileiro no dia, o Palmeiras acertou tudo com Paulinho, do Atlético-MG, e vai assinar com o atacante por cinco temporadas, até o fim de 2029. O clube paulista pagará 18 milhões de euros (cerca de R$ 113,7 milhões) e envolverá as transferências de Gabriel Menino e Patrick para o Galo, mantendo um percentual dos direitos econômicos desses jogadores.
Paulinho, de 24 anos, é visto como um reforço versátil para o ataque, podendo atuar como centroavante no time do técnico Abel Ferreira. Ele marcou 19 gols na última temporada.
Apesar de estar ema rec upoeração de uma cirurgia na canela direita, a sua volta aos gramados está prevista para março ou abril, a tempo de participar do Mundial de Clubes em junho.
A negociação, que envolve etapas burocráticas e a troca de contratos, está em fase final, com alinhamento entre as partes.
Palmeiras quer mais
No mesmo dia em que anunciou oficialmente a contratação do atacante Facundo Torres, veio à tona a informação de que Palmeiras está em negociação avançada para contratar Andreas Pereira, meio-campista de 28 anos do Fulham. O jogador, que está no clube inglês desde 2022, demonstrou interesse no negócio e aguarda a evolução das tratativas entre as equipes.
Os representantes de Andreas e o Palmeiras já discutem os termos do acordo, que não tiveram valores divulgados. A contratação de Andreas é considerada pelo Verdão como a “cereja do bolo” para reforçar o elenco visando o Mundial de Clubes de 2025.
O adeus de Rafinha
O São Paulo anunciou a despedida do lateral-direito Rafinha nesta sexta-feira, após o término das negociações para renovar seu contrato, que se encerrava no fim de 2024. Em um vídeo publicado nas redes sociais (veja abaixo), o jogador agradeceu ao clube e à torcida, destacando sua ligação com o Tricolor e prometendo continuar torcendo à distância.
Rafinha chegou a acertar um contrato de três meses para disputar o Campeonato Paulista de 2025, mas não houve acordo final, e agora ele deve fechar com o Coritiba. O jogador planeja encerrar sua carreira com um evento de despedida no Bayern de Munique, onde é ídolo.
Não do Tottenham…
O Tricolor ofereceu um empréstimo remunerado com opção de compra e considerou alternativas como a cessão de jovens atletas ou preferência na compra de jogadores, mas o Tottenham permaneceu irredutível.
…sim do Fortaleza
O revés do Tottenham foi compensado com um sim do Fortaleza. O Fluminense acertou a contratação de Hércules, meio-campista de 24 anos do clube cearense, adquirindo 70% de seus direitos econômicos por R$ 29 milhões. O jogador assinará contrato de cinco temporadas, com o anúncio oficial programado após exames médicos.
Essa é a maior venda da história do Fortaleza e do futebol cearense, superando a de Moisés para o futebol mexicano. Hércules, que tinha outra proposta semelhante, optou pelo Fluminense, influenciado pela boa relação entre Mário Bittencourt e Marcelo Paz.
Caixinha de surpresas
Internamente, o Grêmio esperava anunciar o técnico ainda nesta sexta-feira, mas agora avalia as cláusulas do contrato. Antes do acerto com Caixinha, nomes como Tite e Hernán Crespo foram sondados sem sucesso, e Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite, volta a ser uma opção, devido à ligação com Luis Vagner Vivian, executivo do clube.
O Boca Juniors, conforme informou o jornalista Tato Aguilera, do TYC Sports. O técnico Fernando Gago listou o defensor de 28 anos como prioridade para reforçar a zaga do clube argentino. Léo Pereira, titular do Flamengo desde 2020, tem contrato até dezembro de 2027 e acumula 219 jogos, 11 gols e 10 títulos, incluindo uma Libertadores e um Brasileirão. O Boca busca fortalecer seu elenco após não conquistar vaga direta para a Libertadores, precisando disputar a fase preliminar da competição.