Política
Paulo Corrêa destaca desafios e garante continuidade da modernização da ALEMS
O primeiro semestre de 2024 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está encerrando com destaque para as diversas obras em andamento, conduzidas pela Mesa Diretora, por meio da 1ª Secretaria, garantindo a continuidade da modernização do Legislativo. Em entrevista para a Comunicação Institucional da Casa de Leis, o primeiro secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), deu detalhes ao Programa Visão Parlamentar, que vai ao ar pela TV ALEMS e Rádio ALEMS.
“Nosso conceito é sempre prestar um bom serviço e ter um bom lugar de se trabalhar. A gente se orgulha de trabalhar aqui, em especial com a modernidade. Então estamos fazendo o primeiro estacionamento vertical, pensando nos próximos dez anos. Vai ser igual ao shopping, que tem a luzinha verde, indicando onde está livre. Serão 685 novas vagas nesse estacionamento de estrutura pré-moldada. Hoje temos um transtorno para estacionar, mas ficará muito bom, com subsolo, térreo e primeiro andar”, contou o deputado.
Paulo Corrêa destacou ainda a obra do refeitório, com 275 metros quadrados de área. “Tudo com anuência da presidência, vamos fazer um lugar bem legal para os nossos 1.100 colaboradores que trabalham em dois turnos. Vai ter um espaço para almoçar, com micro-ondas, freezer, enfim, você vê que estamos bem adiantados na obra, se Deus quiser vamos tentar entregar no primeiro semestre do ano que vem”, disse. Outro ponto elencado foram as câmeras de segurança, tanto internas, quanto externas, fazendo o monitoramento 24 horas.
O parlamentar relembrou a entrega da antena da TV Assembleia, em parceria com a TV Senado e ampliação da rede de wifi. “A opção era usa a antena da TV Educativa, que é linda e histórica, foi feita por um artista espanhol, de alvenaria, tijolo por tijolo, mas ela não ia aguentar o peso dos cabos, mais de 12 mil quilos. Então para não ter o risco de a gente colocar e cair optamos por fazer dentro do nosso terreno. Isso permitiu ampliar o sinal da TV aberta e dar mais transparência ao trabalho dos 24 deputados. Outra questão é o wifi, um pedido antigo da imprensa que cobre as sessões e falava que não pegava tão bem no Plenário. É a Assembleia se modernizando”, ressaltou.
Desafio sustentável
Sempre com o foco na sustentabilidade, a ALEMS já implementou diversas ações para resguardar o meio ambiente e a utilização racional dos recursos públicos – veja em detalhes na página especial ALEMS Sustentável. Para o futuro, o primeiro secretário divulgou o novo desafio, que será implementar energia fotovoltaica na estrutura do Legislativo.
“Estamos em conversa para parceria com o Senai e já conversamos com a Energisa para que a gente pudesse construir uma forma mais sustentável para a Assembleia, visto que a energia elétrica é nossa maior despesa, em torno de R$ 116 mil por mês. Não é por menos, pois somos uma grande empresa, com mais de mil pessoas, um grande data center, enfim, o projeto prevê a geração de 1.3 mega em placas acomodadas no prédio atual e em cima do novo estacionamento”, explicou Paulo Corrêa.
O próximo passo, segundo o primeiro secretário, será a modernização do Plenário Júlio Maia. “Já fizemos uma pequena reorganização, com uma sala para o café, para o atendimento à imprensa, mas precisamos da ampliação do Plenário, que é um projeto ambicioso e à medida que a gente tiver recurso financeiro vamos tocar essa obra dentro da possibilidade. Afinal, estamos visando também 10 anos a frente, em que teremos praticamente 3 milhões de habitantes no estado, não é mesmo?”, ponderou.
Desenvolvimento de MS
A crescente populacional de Mato Grosso do Sul foi assunto do Visão Parlamentar com o deputado Paulo Corrêa, que elogiou a implementação da empresa Suzano em Ribas do Rio Pardo. “Lá são praticamente 10 mil funcionários em uma obra na cidade que tem 18 mil habitantes. Estamos em uma crescente. No MS Day, em Nova York, nos Estados Unidos, todo mundo já demonstrou interesse no nosso Mato Grosso do Sul. Claro, nosso estado cumpriu todas as metas fiscais que foram impostas no país, fez seu dever de casa, todos os empresários querem investir num lugar que esteja cumprindo essa parte fiscal e o governador Eduardo Riedel é um grande gestor”, ressaltou. Saiba mais sobre o MS Day aqui.
Dentre as parcerias público privadas citadas pelo parlamentar estão o desafio para a duplicação da BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas e relembrou do lançamento da rodovia do turismo, a MS-345, que liga Anastácio a Bonito, proporcionando uma economia de 40 quilômetros de viagem da capital ao destino turístico. “Sem contar a economia para o município. Só de combustível para ambulância, o prefeito somou R$ 500 mil por ano em economia para trazer os pacientes para os hospitais de referência em Campo Grande”, comemorou.
Da mesma forma, o parlamentar citou como a Rota Bioceânica vai proporcionar um encurtamento de distância entre o Atlântico e o Pacífico, permitindo o escoamento da produção brasileira via estradas entre Paraguai, Argentina, até os portos do Chile. “Teremos asfalto até o litoral do Chile. A ponte sob o rio Paraguai, em Porto Murtinho é ponto chave para ser um Centro de Distribuição irradiando para todo o Brasil, consequentemente trazendo o Centro Oeste para o foco. Não terá mais porque o estado de Mato Grosso comprar vinho chileno via Rio Grande do Sul. Seremos um ponto de logística importantíssimo”, exemplificou Paulo Corrêa. Saiba mais sobre a Rota nesta página multimídia especial.
Confira os demais temas elencados pelo primeiro secretário assistindo ao programa na íntegra abaixo ou ouvindo pela Radio ALEMS aqui.