Connect with us
13 de Fevereiro de 2025

Política

Perillo na Capital: PSDB no Estado pode ficar ainda mais forte com fusão ou incorporação nacional

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, estará em Campo Grande nesta quinta-feira (13) para um almoço com lideranças tucanas no receptivo do governo, no Parque do Prosa, com presenças do ex-governador e presidente estadual do partido, Reinaldo Azambuja, do governador Eduardo Riedel, além de deputados estaduais e federais.

O tema central da reunião será o futuro do PSDB, que avalia fusão com outras siglas para fortalecer sua atuação nas eleições de 2026.

Apesar da perda de força nacional, o PSDB mantém forte influência em Mato Grosso do Sul, sob a liderança de Reinaldo Azambuja.

No estado, a legenda conta com o governador Eduardo Riedel, três deputados federais, seis deputados estaduais e 44 dos 79 prefeitos eleitos em 2024.

Com a fusão ou incorporação, seja com PSD (2 Prefeituras) ou MDB (10 Prefeituras), a tendência é que o PSDB aumente seu poder de fogo no Mato Grosso do Sul, caso consiga incorporar filiados, políticos, prefeitos e vereadores, além de novas lideranças regionais e, assim, chegar ainda mais forte para as eleições em 2026.

Fusão

Durante entrevista à Globo News, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, reconheceu que equívocos do passado fizeram o partido ficar “pequeno” a ponto de estar à beira da extinção.

Segundo o dirigente, a legenda decide ao longo deste mês de fevereiro se tenta se manter em pé com uma bancada menor no Congresso ou se funde com outra, possivelmente com o PSD.

“Para muitos, o ideal seria continuarmos solo, mas a gente ficou pequeno por uma série de equívocos”, disse Perillo que admitiu que o grande erro do PSDB foi não ter lançado candidato na última eleição presidencial, em 2022. Segundo ele, as discussões sobre a fusão do partido começaram após as eleições de 2024 e estão avançando com vários partidos.

“Nós fomos procurados por todos, à exceção do PT e do PL. Exatamente os dois extremos. Até porque nós não vamos compor com um projeto de extrema direita e nem de extrema esquerda. Queremos um projeto ao centro”, disse.

Perillo confirmou que o PSD pode ser a melhor opção. Os dois partidos vêm negociando uma fusão ou incorporação desde meados do final do ano passado, mas também há conversas com o MDB e o Republicanos.

“Temos conversado sobre o que é melhor do ponto de vista de fusão ou incorporação. Pra muitos, o ideal seria a gente continuar solo, o PSDB mantendo as nossas bandeiras, nosso ideário, o nosso programa. Mas, a gente ficou pequeno por conta de uma série de equívocos”, disse o dirigente tucano em entrevista à GloboNews na terça-feira (11).

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados