Política
Pesquisa mostra Gerson em 3º lugar e com baixa rejeição na corrida pelo Senado

O deputado estadual Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, mantém trajetória de crescimento nas intenções de voto para o Senado em Mato Grosso do Sul e já aparece em terceiro lugar entre os principais nomes citados pelos eleitores. É o que revela a nova pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pela Rede Top FM, realizada entre os dias 1º e 7 de outubro de 2025.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde sem receber opções de nomes, Gerson tem 4% das intenções de voto, subindo de forma constante nas rodadas anteriores — eram 2% em março, 2,6% em maio, 3,2% em julho e 3,8% em setembro. O desempenho confirma uma tendência de alta contínua e consolida o deputado entre os nomes mais lembrados pelo eleitorado sul-mato-grossense.
No cenário estimulado, quando são apresentadas opções aos entrevistados, Gerson aparece com 12,3% das intenções de voto, atrás apenas do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que lidera com 28,2%, e do senador Nelsinho Trad (PSD), com 18,4%. O parlamentar supera nomes de expressão nacional, como o deputado federal Vander Loubet (PT), com 10,2%, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos), com 0,9%.
Outro destaque do levantamento é o baixo índice de rejeição de Gerson. Apenas 2,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de forma alguma, um dos menores percentuais entre todos os pré-candidatos ao Senado. O número reforça o potencial de crescimento do deputado em futuros cenários eleitorais.
Gerson vem ampliando sua visibilidade política com forte atuação na interlocução entre os poderes e na defesa de pautas voltadas ao desenvolvimento regional. Sua boa avaliação à frente do Legislativo e o diálogo constante com prefeitos e lideranças municipais têm ampliado sua base de apoio no interior e na Capital.
A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência ouviu 3 mil eleitores com 16 anos ou mais, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, entre 1º e 7 de outubro de 2025, com margem de erro de 1,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%. Analistas políticos avaliam que o desempenho crescente e a baixa rejeição consolidam Gerson como o principal nome do PP e uma alternativa competitiva do grupo governista na disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026.